Astronautas encontram plânctons no espaço durante limpeza de estação
Parece incrível, e é mesmo, mas astronautas encontram plânctons em pleno espaço sideral. A agência de notícias russa ITAR-TASS revelou que os astronautas da Estação Espacial Internacional encontraram vestígios de organismos marinhos, conhecidos como plânctons, nas paredes exteriores da estação.
Astronautas encontram plânctons durante caminhada espacial
À primeira vista, a amostra do plâncton foi coletada durante uma caminhada espacial. Em síntese, os astronautas limpavam o lado de fora da estação quando deram com a descoberta. A pergunta agora é, afinal, como esses organismos marinhos foram parar no espaço?
O chefe da missão da ISS, Vladimir Solovjev, explica que o cosmódromo de Baikonur, de onde partem a maioria das naves em direção à ISS, não fica perto o suficiente do mar. Portanto, esses pequenos viajantes não poderiam ter chegado a bordo a partir do ponto de lançamento.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemParque eólico, ‘síndrome das turbinas’, e pesadelo no litoralJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesA hipótese mais provável, entretanto, é que as correntes atmosféricas da Terra tenham elevado esses plânctons para mais de 400 quilômetros até chegarem à Estação Espacial Internacional. Enquanto isso, cientistas da ISS tentam descobrir até que ponto esses micro-organismos foram capazes de sobreviver às baixas temperaturas além da falta de oxigênio do espaço.
Terra ao vivo do espaço
Desde 2014, milhões de internautas de todo o mundo podem conferir como a Terra é vista do espaço. Trata-se do projeto High Definition Earth Viewing da ISS (Estação Espacial Internacional). A ideia é transmitir as imagens do planeta na internet em tempo real.
PUBLICIDADE
Os usuários podem conferir como é a Terra vista do espaço em quatro ângulos diferentes. Isso porque as câmeras foram instaladas no módulo da Agência Espacial Europeia Columbus.
Elas ficam dentro de cápsulas pressurizadas, em temperaturas controladas.
Projeto busca estudar os efeitos do ambiente do espaço
O projeto busca estudar os efeitos do ambiente do espaço nos equipamentos, e na qualidade de vídeos. Os resultados serão analisados e poderão ajudar os engenheiros na escolha de câmeras para futuras missões.
Mar Sem Fim te mostra o caminho para assistir à Terra em diferentes ângulos!