Áreas marinhas protegidas = 41% do mar territorial nos USA
Áreas marinhas protegidas nos USA: você sabia que os Estados Unidos têm 41% de suas águas marinhas protegidas de alguma forma? E justamente no país dos negócios, ou no país da fome de ganhar dinheiro a qualquer custo com seu capitalismo, às vezes, selvagem. É mais uma prova contundente que criar áreas protegidas não traz prejuízo, ao contrário. Se a legislação for bem feita estas áreas geram lucros enormes!
1.600 áreas espalhadas entre variados ecossistemas
As MAP (marine protected areas) somam 1.600 áreas espalhadas entre variados ecossistemas. Mar aberto, zona costeira, zona entre marés, estuários e os grandes lagos. Quase todas estas áreas permitem múltiplos usos. Apenas 1% do total são fechadas (highly protected in no-take MPAs, como eles dizem) com o propósito de proteger habitats mais sensíveis.
Sistema nacional de áreas marinhas protegidas é gerido pelo governo federal
Nos Estados Unidos o sistema nacional de áreas marinhas protegidas é gerido pelo governo federal. Embora haja diferenças regionais no sistema, quase todas permitem múltiplos usos INCLUSIVE A PESCA. Algumas, como as Reservas Marinhas, são mais restritivas limitando a captura de peixes, coleta de conchas, ou outras atividades onde algo possa ser retirado.
Reservas representam apenas 1% das águas territoriais
São justamente as reservas que representam apenas 1% das águas territoriais norte-americanas. Você pode conhecer mais sobre elas acessando o Marine Protected Areas Inventory. Este instrumento foi criado para ajudar os gestores no planejamento de áreas protegidas. Assim como o público comum, que pode ter todas as informações sobre restrições e que tais. O principal objetivo do inventário é manter informações básicas que ajudem o órgão gestor, ou o National System os MPAs – NOAA National MPA Center.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneCriado no ano 2000
Este centro foi criado no ano 2000 através de lei do Executivo. Objetivo: proteger os recursos naturais e culturais para o benefício da geração atual e das futuras.
PUBLICIDADE
O “California Ocean Uses Atlas Project” é um dos muitos estudos abrangentes feitos pela comunidade científica americana. O foco é contribuir com informações e dados para o Sistema Nacional de Áreas Marinhas Protegidas.
Resguardando naufrágios
Na área dos recursos marinhos culturais o melhor exemplo é o “Thunder Bay National Marine Sanctuary“, criado em no ano 2000 para resguardar os muitos naufrágios ali localizados.
Leia também
Ilha da Queimada Grande, ou Ilha das Cobras, e a ameaçada Jararaca-ilhoaPiauí, o ‘pole position’ na destruição da Mata AtlânticaGestão da APA de Ilha Comprida e a omissão da Fundação FlorestalÁreas marinhas protegidas nos USA: 13 santuários e 27 reservas
Além de diversas outras categorias, há 13 santuários marinhos, e 27 reservas nacionais de pesquisas estuarinas administrados pelos estados em parceria com o governo federal.
Fica aqui mais este exemplo. Que nosso governo comece a agir logo. E para que o cidadão comum entenda a necessidade da criação destas áreas antes que seja tarde demais.
Aqui um vídeo submarino numa das muitas áreas marinhas protegidas dos USA.
Fonte: National Ocean Service, USA.