APA Cananeia–Iguape–Peruíbe, litoral Sul de São Paulo
O interior dos canais e baías da APA Cananeia-Iguape-Peruíbe são cercados dos dois lados por imensos manguezais. Um dos mais importantes ecossistemas marinhos: várias espécies de peixes, crustáceos e moluscos, além de uma infinidade de aves marinhas que usam suas copas como habitat, dependem dele para seu ciclo de vida.
Os canais também são procurados por mamíferos marinhos como os botos-cinza, e tartarugas, especialmente a tartaruga-verde. Já o interior da mata atlântica abriga espécies ameaçadas de extinção como a onça-parda e os bugios, ou animais endêmicos, e também ameaçados, como mico-leão-da-cara-preta, ou o papagaio-de-cara-roxa.
Assista ao vídeo
Características da APA Cananeia-Iguape-Peruíbe
BIOMA: Marinho Costeiro
Municípios: Cananeia – Iguape – Peruíbe – Miracatu
ÁREA: 207.307,8200 hectares
DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec nº 91.982 de 6 de Novembro de 1985
Tipo: Uso Sustentável
Plano de manejo: apesar de ter 29 anos de criação a UC ainda não tem plano de manejo, apenas um “plano de gestão”
Lista de Espécies Ameaçadas protegidas nesta UC: Papagaio-de-cara-roxa, Bugios, Tartaruga verde, Águia- cinzenta
APA Cananeia-Iguape-Peruíbe e os ecossistemas associados: dunas, praias, restingas…
Entre os ecossistemas associados, neste trecho de 200 quilômetros de extensão (Iguape- Paranaguá), destacam-se a mata de restinga, dunas, praias, costões rochosos, lagunas e terrenos alagadiços.
Estudos mostram que este formidável conjunto abriga 849 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 tipos de répteis, 270 de mamíferos, e 350 espécies de peixes.
APA Cananeia–Iguape–Peruíbe: reserva da biosfera da UNESCO
Por estas condições especiais o “Complexo estuarino Iguape–Cananéia-Paranaguá” recebeu o título de Reserva da Biosfera da UNESCO.
Só para se ter uma ideia da biodiversidade neste local, saiba que apenas a Mata Atlântica, em seus 7% restantes, concentra cerca de 20 mil espécies vegetais, o que corresponde a 35% de todas as espécies brasileiras.