Aquecimento global 2016, pelo terceiro ano consecutivo foi quebrado o recorde do aquecimento do planeta.
A coisa está preta. Estamos mal. O aquecimento global 2016 foi recorde outra vez. Os três anos mais quentes já registrados foram, por ordem, 2014, 2015, e 2016.
A mídia repercute o aquecimento global 2016 nos USA e Inglaterra
Climate.nasa.gov/news: NASA, NOAA data show 2016 warmest year on record globally; Os dados da NOAA mostram o ano mais quente de 2016 no cenário mundial.
Economist.com: Global warming: The state of the climate in 2016, Aquecimento global: O estado do clima em 2016.
New York Times.com: How 2016 became Earth’s hottest year on record; Como 2016 se tornou o ano mais quente da Terra já registrado.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperança… na França…
Le Monde.fr: L’année 2016, en route pour le record de chaleur; O ano de 2016, a caminho do calor recorde.
Le Figaro.fr: Climat : l’accélération du réchauffement dépasse toutes les prévisions; Clima: a aceleração do aquecimento supera todas as expectativas.
PUBLICIDADE
…na Alemanha…
Spiegel.de: Globale Wetterstatistik: 2016 war das bislang wärmste Jahr; Condições atmosféricas globais: 2016 foi o ano mais quente até agora.
…e no Brasil…
Estadao.com: Aquecimento global é tri: 2016 bate novo recorde de temperatura.
Leia também
Praia dos Ingleses (SC) destruída depois da engorda conforme previsãoRecifes de corais de águas quentes atingem ponto de inflexãoAquecimento global promove ‘mudanças abruptas na Antártica’Folha.uol.com.br: recorde é quebrado pela terceira vez seguida e 2016 é o ano mais quente.
G1.globo.com: Aumento de temperaturas em 2016 torna acordo urgente, dizem cientistas.
O ponto em comum em todas as matérias
Elas confirmam: nossos hábitos de consumo são insustentáveis. As charges aqui publicadas refletem exatamente isso, repare.
Saiba como são nossas emissões
Sabendo disso, vamos pra parte que cabe a cada um. O gráfico abaixo mostra as emissões por queima de combustível. Algo que envolve 42,87 milhões de unidades/ pessoas, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Você pode fazer sua parte. Diminua o uso pessoal de petróleo, recicle lixo, use menos plástico (um derivado do petróleo). E sugira outras formas. Depende de cada um. Ninguém fará isso por nós.
O que o Brasil está fazendo pelo Acordo de Paris para diminuir nossas emissões ?
Que nós saibamos, nada, a não ser as promessas durante a cúpula de Paris. Depois a delegação voltou pra casa. E cada funcionário foi cuidar de seus interesses. Persiste o desmatamento. E nada de mais transporte público de qualidade. Enquanto isso cientistas correm contra o tempo para estocar testemunhas do gelo na Antártica.
(Ilustração de abertura: Oséias 4 – 6)