Acidificação dos Oceanos, entenda
Nossas emissões de dióxido de carbno estão causando mudanças no clima. Mas o que pouca gente sabe é que o excesso de C02 na atmosfera também modifica a química dos oceanos mudando seu pH. Acidificação dos Oceanos, entenda o problema:
Oceanos absorveram 118 bilhões de toneladas de carbono
O relatório “Impacts of Ocean Acidification on Coral Reefs and Other Marine Calcifiers” indica que entre 1800 e 1994 os oceanos absorveram 118 bilhões de toneladas de carbono.
Isto fez com que os oceanos, tradicionalmente alcalinos, se tornassem mais ácidos ao diminuir a concentração de íons carbonatos. Estes íons são usados por organismos marinhos para formar conchas e os esqueletos que os revestem.
Problema afeta os corais, o mais importante ecossistema marinho
O problema também afeta os corais, animais que vivem em colônias cuja estrutura é formada justamente por carbonato de cálcio. Existem diversos ecossistemas marinhos mas, o mais rico em biodiversidade, são os recifes de corais.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaSua estrutura abriga e alimenta dezenas de espécies de algas, peixes, moluscos e outros. Estes, por sua vez, são a base da cadeia alimentar dos oceanos.
Tudo que ameaça os corais também ameaça a vida marinha. A animação, que mostra uma fábrica emitindo fumaça, induz ao erro. Alguém poderia pensar que o problema são as fábricas…Mas não é verdade. Cada um de nossos carros também emite o mesmo CO2. Portanto, somos todos responsáveis.
PUBLICIDADE
A seguir uma tabela mostra quem contribui com quanto. Os dados são do ano 2000 e estão no Atlas de Mudanças Climáticas, Earthscan- Londres.
Não se deixe enganar. Todos os meios de transporte têm parte da responsabilidade. A maioria das pessoas acha que os problemas do meio ambiente não são causados por sua ação cotidiana, e que serão resolvidos pelos governos, ONGs, ou por um ‘messias’ que surgirá do nada. Não é verdade. A culpa é nossa, não duvide, aprenda com esta vídeo-aula.
Descobertos corais na foz do Amazonas: surpresa marinha ameaçada