Nova Reserva Biológica no RS
Nova Reserva Biológica no RS: 2015 começa com boa notícia para nosso meio ambiente. Rio Grande do Sul abriu o ano com uma nova Reserva Biológica na área costeira dos Pampas.
Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico
Batizada de Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico, a área foi criada oficialmente no dia 10 de dezembro de 2014.
Com isso, o Rio Grande do Sul passa a contar com 23 Unidades de Conservação (UCs). O Estado não criava uma UC desde 2005. O titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Neio Lúcio Fraga Pereira declarou:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueTrata-se de uma grande conquista para o Estado, pois essa reserva – cujo caráter de proteção é integral – foi viabilizada a partir dos estudos de pesquisadores de reconhecimento internacional, que detém o melhor conhecimento a respeito dessa região
A nova Reserva tem uma área de 6.253 hectares. É responsável por preservar uma área de reconhecida importância internacional para a conservação de aves.
PUBLICIDADE
População isolada do macuquinho-da-várzea
A região abriga uma população isolada do macuquinho-da-várzea. Além disso, é uma área importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco. O local também tem grande parte das populações nativas de cearias espécies entre elas o gavião-cinza, noivinha-de-rabo-preto, e caminheiro-grande.
A criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral no Banhado do Maçarico é uma antiga reivindicação de ambientalistas. Eles alertavam para ameaças sobre a região, como o plantio de espécies arbóreas exóticas, queimadas sistemáticas das turfeiras, avanço de empreendimentos eólicos, pastoreio e contaminação por agrotóxicos.
Argentina vai proteger seus mares. Nem assim o Brasil se toca