Vulcão de lama em erupção no Mar Cáspio dá impressão de fogo no mar
Neste domingo, 4 de julho de 2021, as redes sociais foram surpreendidas com imagens pouco comuns que faziam pensar que o ‘mar pegou fogo’. Aos poucos começaram a chegar as informações. O que aconteceu foi uma forte explosão no Mar Cáspio em área onde o Azerbaijão tem extensos campos de petróleo e gás offshore. A causa da explosão que provocou uma coluna de fogo no céu foi a erupção de um vulcão de lama.
Vulcão de lama em erupção no Mar Cáspio
Segundo a estatal de petróleo do Azerbaijão, Socar, nenhuma de suas plataformas foi danificada na explosão. O Mar Cáspio tem uma alta concentração de vulcões de lama, que expelem lama e gases inflamáveis.
Segundo o jornal The Guardian, a explosão ocorreu a cerca de 10 km (seis milhas) do campo de gás Umid, que fica a 45 milhas (75 km) da costa da capital, Baku.
Mark Tingay, um especialista em vulcões e professor adjunto da Universidade de Adelaide, na Austrália, foi ouvido pelo Guardian. Para ele a explosão “certamente poderia ser um vulcão de lama” e que o local “se encaixa perfeitamente” em um vulcão de lama chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958, liberando uma coluna de chama de 500-600 metros de altura e 150 metros de largura.”
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueRuanda, líder global na redução da poluição plásticaO Azerbaijão é conhecido como a “Terra do Fogo”
Pois é, se temos uma Terra do Fogo no Hemisfério Sul, temos outra no Hemisfério Norte. O Guardian lembra que o Azerbaijão é conhecido como a “Terra do Fogo” por causa de suas reservas subterrâneas de petróleo e gás natural. O explorador Marco Polo escreveu sobre os incêndios – causados pela queima de gás – no século XIII.
Vulcões de lama, conheça
Quem explica é a BBC: “Vulcões de lama são formados no subsolo por água, minerais e gases inflamáveis, que podem entrar em ignição quando entram em erupção.”
PUBLICIDADE
“Os vulcões de lama são semelhantes aos vulcões normais, mas sem lava. Eles são causados pelo aquecimento da água nas profundezas da Terra, que se mistura com rochas e minerais – quando eles entram em erupção, essa mistura é forçada para a superfície e pode pegar fogo.”
“Embora não esteja claro como um vulcão de lama pode pegar fogo naturalmente, uma teoria é que isso pode acontecer quando uma mistura de gases é inflamada por faíscas de rochas colidindo.”
Leia também
Leticia Carvalho, da ISA, conversa com o Mar Sem FimHouthis ameaçam Mar Vermelho com 1 milhão de barris de petróleoDesafios Ambientais: conheça boas ações, uma da sociedade, outra do governoCerca de 400 dos 1.000 vulcões de lama estimados no mundo estão no Azerbaijão. Segundo a BBC, o Dr. Mark Tingay, geofísico do University of Adelaide, escreveu no Twitter: “Os vulcões de lama no Azerbaijão são alguns dos maiores e mais violentos do mundo. Há, em média, várias grandes erupções de vulcões de lama a cada ano, e muitos deles podem causar grandes incêndios.”
Apesar de pesquisarmos, não achamos referência a possíveis problemas de poluição para a vida marinha.
Assista ao vídeo e saiba mais
Imagem de abertura: Gavriil Grigorov/TASS
Fontes: https://www.theguardian.com/world/2021/jul/05/explosion-rocks-caspian-sea-near-azerbaijan-gas-field; https://www.bbc.com/news/world-europe-57722236.