Velejando no Shamrock V – uma velejada clássica
O Shamrock é um clássico da vela mundial. Um belíssimo veleiro da Classe J, construído em 1930, e em perfeito estado de conservação. Em julho deste ano tive o privilégio de ser um dos tripulantes para um cruzeiro pela Sardenha. Ele terminou numa série de regatas de barcos clássicos no Porto Santo Stefano, na costa italiana. Velejando no Shamrock V, uma das delícias de minha vida de marinheiro.
O barco foi do inventor do saquinho de chá, Sir Thomas Lipton
Este barco foi construído especialmente para participar da Americas Cup, uma das mais tradicionais regatas do mundo. Ele foi encomendado por Sir Thomas Lipton, o homem que inventou o ‘saquinho de chá’ que existe até hoje. O construtor foi o arquiteto naval Charles Nicholson.
Velejando no Shamrock V desde 1930
Desde a sua estreia em regatas, em 1930, a Shamrock V foi amplamente reconstruído por alguns dos maiores iatistas do mundo. Hoje ele navega as águas azuis do Mediterrâneo. Proporciona a oportunidade única de navegar num pedaço de história náutica, enquanto desfruta confortos modernos.
A tripulação, de tempo integral, compete com ele no circuito de iates clássicos. E mantém o veleiro na condição de melhor desempenho e perfeição.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroShamrock V- história
De acordo com o wikipedia, “o Shamrock V foi o primeiro iate britânico a ser construído para a nova regra J-Class. Ela foi comissionada por Sir Thomas Lipton para seu quinto (e último último) desafio da Copa América. Embora restaurada muitas vezes ela é a única classe J nunca ter caído em abandono”.
Aqui você pode assistir três minutos do Shamrock V em uma velejada clássica:
E para conhecer outros barcos diferentes clique aqui.