❯❯ Acessar versão original

Unidades de Conservação de Florianópolis – Episódio 4

Unidades de Conservação de Florianópolis – Episódio 4

Quarto episódio da série Mar Sem Fim – Unidades de Conservação de Florianópolis, exibida pela TV Cultura

Unidades de Conservação de Florianópolis

Unidades de Conservação de Florianópolis: eeste episódio, você vai conhecer as três Unidades de Conservação metropolitanas de Florianópolis: Resex Pirajubaé, APA do Anhatomirim e ESEC de Carijós.

A reserva extrativista marinha do Pirajubaé é uma unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza localizada na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Ela está cercada pela cidade de Florianópolis e sofre com poluição e degradação do ecossistema.

Unidades de Conservação de Florianópolis. resex de Pirajubaé, cercada pela cidade

A reserva foi criada por demanda dos próprios pescadores da região. A área total da reserva equivale a 1 712 ha, dos quais 759 englobam manguezais e 953 área marítima, abrangendo coroas e bancos de areia. Pirajubaé foi a primeira reserva extrativista marinha criada no Brasil.

Objetiva assegurar a proteção da população residente de boto-cinza, a sua área de alimentação e reprodução, bem como de remanescentes da floresta pluvial Atlântica e fontes hídricas de relevante interesse para a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região.

O projeto da APA de Anhatomirim concorreu contra os interesses envolvidos em um estaleiro, cuja implantação, planejada na região, encontrava-se em fase de licenciamento ambiental. Ela protege botos- cinza.

Unidades de Conservação de Florianópolis, Apa do Anhatomirim e os botos- cinza

E ainda a ESEc de Carijós. As três ficam na ilha de Santa Catarina, cercadas pela especulação imobiliária que domina Florianópolis. O futuro delas é bastante incerto. As cidades não respeitam fronteiras, avançam sem piedade, de modo desordenado, para cima dos ecossistemas marinhos.

Unidades de Conservação de Florianópolis. O mangue vermelho no rio Ratones

Sair da versão mobile