Veja o vídeo do incrível salvamento de baleia Jubarte
Salvamento de baleia jubarte: o fotógrafo e pesquisador Michael costuma passar dois meses por ano no Mar de Cortez, na costa do México, fotografando e marcando a rota de vários tipos de baleias.
Baleia enroscada em rede de pesca à deriva
No dia dos namorados, “Valentine’s day” de 2011, Michael e sua família tiveram a oportunidade de participar de um salvamento de baleia Jubarte presa por uma rede de pescadores. Isto é mais uma prova do mal que a redes podem causar à vida marinha. Muitas delas ficam perdidas, boiando no mar, e continuam matando a vida marinha.
Jogue o lixo no lixo e você estará contribuindo para a saúde da vida marinha
Um dos maiores problemas dos oceanos é a quantidade astronômica de lixo em suas águas. Não há oceano que não tenha sua “mancha de lixo” boiando ao sabor das correntes marinhas. A do Pacífico é a maior, mas também existem manchas no Atlântico Norte, e Atlântico Sul, e no Índico. Veja na tabela abaixo quanto tempo alguns materiais demoram para se decompor. E preste atenção ao último: uma simples linha pesca pode custar 600 anos para se desfazer!
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPrejuízo ambiental nas festas de fim de anoA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasEmoção
O vídeo mostra a família de Michael encontrando uma baleia que parecia morta. Ao se aproximarem, notaram que ela estava agonizando, enroscada numa enorme rede de pesca.
Começa a operação de salvamento da baleia Jubarte
Apesar de terem apenas uma pequena faca a bordo, a equipe se aproximou e a baleia, docemente, se aproximou ao lado do barco, percebendo que estavam salvando-a. A operação durou uma hora. Mas finalmente conseguiram liberar o animal.
Agradecimento
Como se agradecesse pela salvação, a Jubarte saltou durante uma hora, próxima ao barco dando um show particular aos seus amigos.
Assista ao vídeo, é emocionante do começo ao fim.
Curiosidade: saiba o que acontece com uma baleia após a morte