❯❯ Acessar versão original

Rastreamento vai garantir segurança para pescadores de lagosta

Embarcações receberão equipamento de rastreamento que irá garantir segurança para pescadores de lagosta.

Imagem pescadores de lagosta

Quem navega sabe sobre as dificuldades de navegação, apoio e infra estrutura pela costa brasileira. Pensando na segurança de embarcações costeiras, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) iniciou a instalação gratuita de equipamentos de rastreamento de embarcações pesqueiras por satélite.

Inicialmente, as beneficiadas serão as embarcações que pescam lagosta, com comprimento entre 10 e 15 metros e localizadas nas costas norte e nordeste do País.

O Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) foi instituído e regulamentado através da Instrução Normativa Interministerial nº 2, de 04 de Setembro de 2006.

Em situação de perigo, os pescadores poderão enviar pedido de socorro à Marinha que, através do acesso de dados do PREPS, saberá a localização da embarcação.

Segundo Fábio de Castro, Secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura do MPA, pescadores terão a possibilidade de monitorar os seus pontos de pesca pelo sistema.

PUBLICIDADE

O Ministério já iniciou o processo de instalação e embarcações que não estiverem com o equipamento instalado até 1º de Dezembro não poderão renovar suas licenças de pesca. O MPA garantirá a gratuidade de instalação dos equipamentos e um ano de mensalidade.

Os pólos de instalação foram definidos para atender melhor aos donos das embarcações. Ao todo são 16 pólos, divididos em sete estados do nordeste e norte. O proprietário do barco pode conferir a localização de cada um deles e a divisão das embarcações atendidas em cada pólo. Caberá a cada dono de embarcação se dirigir aos pólos definidos. Haverá uma equipe credenciada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para a instalação do equipamento de acordo com uma programação já pré-definida.

Para mais informações, os donos das embarcações devem entrar em contato com as Superintendências da Pesca e Aquicultura de seus estados, ou com a Coordenação-Geral de Controle de Pesca no telefone (61) 2023-3561.

Sair da versão mobile