Raia em extinção é encontrada em litoral paulista: banhistas encontram uma em praia de Peruíbe
Banhistas de Peruíbe, litoral sul de SP, encontraram uma raia já morta na praia. De acordo com especialistas, a raia é da espécie Rhinobatos sp, também conhecida como viola. Uma Raia em extinção.
Raia em extinção: biólogo acredita que ela possa ter sido levada ao mar pela própria maré
O aquário de Peruíbe, para onde os animais marinhos encontrados na orla costumam ser encaminhados não recebeu nenhum chamado de resgate no fatídico dia. Apesar disso, o biólogo responsável pelo local acredita que a raia possa ter sido levada de volta ao mar pela própria maré.
O biólogo Thiago Nascimento explicou:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueRuanda, líder global na redução da poluição plásticaPelas imagens acredito que seja realmente uma raia viola. É uma espécie comum no nosso litoral e está em extinção. Ela é muito capturada para alimentação. Quanto ao perigo no mar, ela tem um ferrão pequeno e dificilmente pode ferir alguém
Raia em extinção
Este peixe, conhecido também por guitarra e raia-viola, é tão manso que normalmente deixa-se tocar por mergulhadores, especialmente à noite, período em que está mais ativo. Vivem associadas a fundos de areias e pedras, são bastante comuns nas praias e se alimentam de crustáceos e peixes e o seu maior predador natural é justamente o cação ou tubarão.
Durante o dia, a espécie costuma ficar “enterrada” na areia enquanto descansa. Atualmente está ameaçada de extinção, principalmente por ser capturada acidentalmente (ou não) pelas redes de arrasto de camarão. Tanto que a sua pesca é proibida em todo litoral brasileiro.