Qual a Marinha mais antiga do mundo, você sabe?
Para os leitores deste site a pergunta, ‘qual a marinha mais antiga ainda em atividade’, é fácil. Em conclusão um, dois, três, e lá vão os…Portugal! ‘A Marinha mais antiga do mundo tem 705 anos e é portuguesa!’, diz o www.ncultura.pt. O Mar Sem Fim sabia entretanto não nos ocorreu contar a façanha. Mas o www.quora.com confirma: ‘Portugal, em 1317’. E, segue, o ncultura.pt, ‘Portugal é um país com uma história tão rica quanto longa. É um orgulho saber que Portugal tem a Marinha mais antiga do mundo’.
A Marinha lusitana
Por fim a partir do final da Idade Média, séculos XV e XVI, Portugal ascendeu à condição de potência mundial durante a “Era dos Descobrimentos” logo construiu um vasto império, incluindo possessões na América do Sul, África, Ásia e Oceania.
Os portugueses navegaram pelo globo dessa forma foram a primeira superpotência marítima global. Em 1488, contornaram o extremo sul do continente africano e apenas uma década depois, Vasco da Gama torna-se o primeiro europeu a chegar à Índia por via marítima.
Mas, antes, que tal conhecer a…
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemConheça o Estreito de Malaca, um dos mais movimentados do planetaChuva provoca caos em Balneário Camboriú, SCUma ‘nova era’ nas entrelinhas dos incêndios na CalifórniaA ascensão do estado-nação na Europa
Acima de tudo Portugal é o estado-nação mais antigo da Europa. Fundado em 1143, suas atuais fronteiras foram estabelecidas em meados do século XIII quando torna-se a mais antiga nação do mundo.
Nesse sentido a partir de 1415 iniciou um movimento expansionista que levou sua língua e cultura aos cinco continentes, estendendo o território aos arquipélagos dos Açores e da Madeira assim estabelecendo um regime colonial em vários países africanos, Timor-Leste e até mesmo na Índia.
PUBLICIDADE
Contudo se a formação do estado moderno deve-se ao marquês de Pombal, a formação, no contexto da reconquista, é mérito de Afonso Henriques. Mas para lograr tal façanha era preciso a…
Marinha portuguesa
Recentemente a Marinha lusa comemorou sua história e assim enalteceu seus 705 anos de existência.
Leia também
Corpo do capitão da Expedição de Franklin é encontrado canibalizadoDescoberta subaquática do templo nabateu em Pozzuoli , ItáliaVulcões submarinos podem ser a origem da lenda da Atlântida“No dia 1 de fevereiro de 1317, há precisamente 705 anos, foi celebrado o acordo entre o rei D. Dinis e o genovês Manuel Pessanha para este servir a Armada Portuguesa”.
Dessa forma fica óbvio que, para dominar o mundo à época, era preciso aprender com os melhores. Logo, chamaram os genoveses. Deu certo!
No entanto a Marinha, ou Armada Portuguesa, faz questão de lembrar o episódio que a torna a mais antiga do planeta (em tempos modernos): “a assinatura deste contrato, em 1317, é vista como o registro e a data da criação formal, conferindo-lhe caráter permanente”. Por esse motivo conclui-se que a Marinha Portuguesa “é a mais antiga do mundo”.
Desde sempre no mar, e guerreando
O pt.wikipedia traz a informação: ‘durante o reinado de D. Afonso Henriques, ao largo do Cabo Espichel, uma esquadra de 10 galés muçulmanas desembarcaram em São Martinho do Porto tentando surpreender a guarnição portuguesa perto de Porto de Mós.”
Enfim foram derrotados por D. Fuas Roupinho com elevado número de baixas e captura do Almirante inimigo.
O maior império do mundo, e o último a desaparecer
O Império Britânico foi o maior em extensão de terras descontínuas do mundo. Entretanto sua descolonização e declínio aconteceram entre 1945 e o epílogo, em 1997.
Declínio do Império Britânico
Assim dando sequência ao declínio logo depois da Segunda Grande Guerra, em setembro de 1982, a primeira-ministra Margaret Thatcher chegou a Pequim para negociar o fim do maior e mais populoso território exterior britânico, Hong Kong foi entregue em 1997.
PUBLICIDADE
O mais longo império do mundo ocidental
Já com as credenciais de sua Marinha Portugal construiu o mais longo império, com quase 550 anos de existência assim como o último a “desaparecer”.
Os portugueses chegaram no século XVI em Macau do mesmo modo importante porta de acesso para a entrada da civilização ocidental na China, então uma decadente potência marítima.
Contudo depois de revoltas populares, e muitas negociações entre Portugal e China, os dois países concordaram que Macau iria passar de novo à soberania chinesa no dia 20 de Dezembro de 1999, tornando-se Região Administrativa Especial.
Acabava assim o derradeiro império europeu só alcançado em razão da potência naval, sem precedentes, alcançada por um sonho distante de um certo Afonso Henriques lá atrás, ainda no século XII.
Imagem de abertura: www.ncultura.pt.