Qual a Marinha mais antiga do mundo, você sabe?
Para quem acompanha este site, a resposta vem fácil: Portugal! A Marinha Portuguesa é a mais antiga ainda em atividade. Segundo o site ncultura.pt, ela completou 705 anos. O portal destaca: “Portugal tem uma história tão rica quanto longa. É um orgulho saber que o país abriga a Marinha mais antiga do mundo.”

A armada lusitana
Nos séculos XV e XVI, no final da Idade Média, Portugal tornou-se potência mundial durante a Era dos Descobrimentos. Com o aperfeiçoamento da caravela, os portugueses ergueram um vasto império que se espalhou pela América do Sul, África, Ásia e Oceania.
Em 1488, os portugueses contornaram o extremo sul da África. Dez anos depois, Vasco da Gama se tornou o primeiro europeu a chegar à Índia por mar.
Mas, antes, que tal conhecer a…
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaA ascensão do estado-nação na Europa
Portugal é o Estado-nação mais antigo do continente. Fundado em 1143, definiu suas atuais fronteiras por volta do século XIII. Desde então, tornou-se a nação soberana mais antiga do mundo.
A partir de 1415, iniciou um movimento expansionista que levou sua língua e cultura aos cinco continentes. O território se estendeu até os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O país também implantou regimes coloniais em várias regiões da África, na Índia e em Timor-Leste.
PUBLICIDADE
A formação do Estado moderno veio mais tarde, graças às reformas do marquês de Pombal. Mas a origem do reino, no contexto da Reconquista, foi obra de Afonso Henriques. Para alcançar tamanho feito, Portugal precisou aprender com os melhores. Por isso, em 1317, chamou os genoveses.
D. Dinis assinou um acordo com o genovês Manuel Pessanha
No dia 1º de fevereiro daquele ano, o rei D. Dinis assinou um acordo com o genovês Manuel Pessanha, que passou a comandar a Armada Portuguesa.
Leia também
Disputa pelo tesouro de US$ 20 bi do galeão San JoséCem anos depois navio de Amundsen volta pra casaPovos paleolíticos remaram em canoas no Mar da China OrientalA Marinha considera esse contrato o marco de sua criação formal. Desde então, passou a existir de forma contínua — motivo pelo qual é considerada a Marinha mais antiga do mundo.
Desde sempre no mar, guerreando
Durante o reinado de D. Afonso Henriques, uma esquadra com 10 galés muçulmanas tentou surpreender a guarnição portuguesa perto de Porto de Mós, após desembarcar em São Martinho do Porto, ao largo do Cabo Espichel.
A esquadra muçulmana acabou derrotada por D. Fuas Roupinho, que causou muitas baixas e ainda capturou o almirante inimigo.
O maior império do mundo, e o último a desaparecer
O Império Britânico foi o maior da história em extensão de terras descontínuas. Seu declínio começou após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se encerrou em 1997.
Declínio do Império Britânico
Em setembro de 1982, a primeira-ministra Margaret Thatcher foi a Pequim para negociar o destino do território mais populoso sob domínio britânico: Hong Kong. A transferência aconteceu em 1997, encerrando o ciclo colonial do Reino Unido.
O mais longo império do mundo ocidental
Portugal, com o respaldo de sua Marinha, construiu o mais longo império do Ocidente. Durou quase 550 anos. Foi também o último a desaparecer.
No século XVI, os portugueses chegaram a Macau, ponto estratégico que facilitou o contato entre o Ocidente e a China — à época, uma potência marítima em decadência.
PUBLICIDADE
Após revoltas e longas negociações, Portugal concordou em devolver Macau à soberania chinesa. A transição aconteceu em 20 de dezembro de 1999, quando Macau tornou-se uma Região Administrativa Especial.
Assim terminou o último império europeu. Tudo começou com o sonho de um certo Afonso Henriques, no século XII — e só se tornou possível pela força naval de Portugal, forjada séculos antes da era moderna.
Imagem de abertura: www.ncultura.pt.