❯❯ Acessar versão original

Primeiro submarino a afundar um navio: saiba qual foi

Primeiro submarino a afundar um navio: saiba qual foi

Ele tinha apenas 12 metros de comprimento. Sua hélice era acionada à força de músculos humanos. Afundou duas vezes antes do tiro fatal. O submarino usava um ancestral dos torpedos modernos com uma carga explosiva que tinha 61 Kg de pólvora negra. Para dispará-la usavam um tosco cano de cobre a uma distância de apenas cinco metros do casco inimigo. Falamos do H.L. Hunley, o primeiro submarino a afundar um navio. Aconteceu em 1864, durante a Guerra da Secessão.

ilustração do submarino CSS Hunley Primeiro submarino a afundar um navio
Primeiro submarino a afundar um navio. O H.L. Hunley. Você entraria numa engenhoca destas? (Ilustração: pinterest)

A construção, no Alabama, em 1863

O H.L. Hunley foi construído de maneira privada, baseado em planos de Horace Lawson Hunley, James R. McClintock e Baxter Watson, e patrocinado pelo engenheiro Horace Hunley. Uma vez pronto, a engenhoca foi transportada para Charleston, na Carolina do Sul, para defender aquele porto.

Primeiro submarino a afundar um navio. Ilustração: Pinterest

O H.L. Hunley afundou duas vezes

Quando estava amarrado a um vapor, em Charleston, o submarino afundou matando cinco membros da tripulação. Depois de resgatado, recebeu uma nova equipe e iniciou uma série de testes. No entanto, durante ensaios de mergulho em 15 de outubro de 1863, ele não conseguiu voltar à superfície. Horace Lawson Hunley, que estava dirigindo a operação, e o resto de seus homens, morreram afogados.

Sete corajosos marinheiros eram a força de propulsão (Ilustração:clarksvillefoundry.com)

Pela terceira vez reparado

Mais uma vez içaram e repararam o Hunley. Com uma terceira tripulação, e sob ordens para operar apenas na superfície, começou uma série de tentativas de atacar navios da Marinha dos Estados Unidos no serviço de bloqueio de Charleston.

Segundo o warfarehistorynetwork.com, ‘Construído a partir de uma caldeira, a embarcação possuía placas de mergulho em cada lado do casco, bombas manuais para aumentar ou diminuir a água de lastro e um único parafuso e leme.’

Primeiro submarino a afundar um navio. Agora vai! (Ilustração: YouTube)

Na noite de 17 de fevereiro de 1864, Hunley partiu para afundar o navio de guerra Housatonic da União , ancorado a 12 milhas do porto de Charleston. O submarino aproximou-se da embarcação inimiga para anexar a carga. Ao tentar recuar, Housatonic inadvertidamente atingiu Hunley, detonando a bomba. Em questão de minutos, Housatonic afundou.

PUBLICIDADE

Hunley, afundando pela quarta e última vez

O mistério permaneceu até 1955, 131 anos depois do feito guerreiro. Mas, o que teria acontecido? Ao descobrirem o Hunley, perceberam que os tripulantes estavam em seus respectivos lugares. Numa cena macabra, seus esqueletos continuavam na mesma posição.

Para entender o que havia acontecido, Rachel Lance, especialista em biomecânica da Universidade Duke, na Carolina do Norte, construiu uma réplica só que dez vezes menor. Ela tinha um teoria e queria prová-la. Teria o Hunley afundado devido à onda de choque da explosão?

Levando em conta a distância entre o atacante e o atacado, Lance fez vários testes, sempre medindo a pressão sofrida pelo casco do modelo durante a simulação. Depois, usando modelos matemáticos, a pesquisadora chegou à triste conclusão:  um desmaio coletivo teria 84% de chance de ser fatal já que a hélice era acionada manualmente. Ou seja, o Hunley afundou no momento em que seus tripulantes, desacordados, pararam de fazer força.

Fontes: super.abril.com.br; youtube.com; dailymail.co.uk.

Conheça o interior de um submarino moderno

Sair da versão mobile