Primeiro submarino a afundar um navio: saiba qual foi
Ele tinha apenas 12 metros de comprimento. Sua hélice era acionada à força de músculos humanos. Afundou duas vezes antes do tiro fatal. O submarino usava um ancestral dos torpedos modernos com uma carga explosiva que tinha 61 Kg de pólvora negra. Para dispará-la usavam um tosco cano de cobre a uma distância de apenas cinco metros do casco inimigo. Falamos do H.L. Hunley, o primeiro submarino a afundar um navio. Aconteceu em 1864, durante a Guerra da Secessão.
A construção, no Alabama, em 1863
O H.L. Hunley foi construído de maneira privada, baseado em planos de Horace Lawson Hunley, James R. McClintock e Baxter Watson, e patrocinado pelo engenheiro Horace Hunley. Uma vez pronto, a engenhoca foi transportada para Charleston, na Carolina do Sul, para defender aquele porto.
O H.L. Hunley afundou duas vezes
Quando estava amarrado a um vapor, em Charleston, o submarino afundou matando cinco membros da tripulação. Depois de resgatado, recebeu uma nova equipe e iniciou uma série de testes. No entanto, durante ensaios de mergulho em 15 de outubro de 1863, ele não conseguiu voltar à superfície. Horace Lawson Hunley, que estava dirigindo a operação, e o resto de seus homens, morreram afogados.
Pela terceira vez reparado
Mais uma vez içaram e repararam o Hunley. Com uma terceira tripulação, e sob ordens para operar apenas na superfície, começou uma série de tentativas de atacar navios da Marinha dos Estados Unidos no serviço de bloqueio de Charleston.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueSegundo o warfarehistorynetwork.com, ‘Construído a partir de uma caldeira, a embarcação possuía placas de mergulho em cada lado do casco, bombas manuais para aumentar ou diminuir a água de lastro e um único parafuso e leme.’
Na noite de 17 de fevereiro de 1864, Hunley partiu para afundar o navio de guerra Housatonic da União , ancorado a 12 milhas do porto de Charleston. O submarino aproximou-se da embarcação inimiga para anexar a carga. Ao tentar recuar, Housatonic inadvertidamente atingiu Hunley, detonando a bomba. Em questão de minutos, Housatonic afundou.
PUBLICIDADE
Hunley, afundando pela quarta e última vez
O mistério permaneceu até 1955, 131 anos depois do feito guerreiro. Mas, o que teria acontecido? Ao descobrirem o Hunley, perceberam que os tripulantes estavam em seus respectivos lugares. Numa cena macabra, seus esqueletos continuavam na mesma posição.
Para entender o que havia acontecido, Rachel Lance, especialista em biomecânica da Universidade Duke, na Carolina do Norte, construiu uma réplica só que dez vezes menor. Ela tinha um teoria e queria prová-la. Teria o Hunley afundado devido à onda de choque da explosão?
Levando em conta a distância entre o atacante e o atacado, Lance fez vários testes, sempre medindo a pressão sofrida pelo casco do modelo durante a simulação. Depois, usando modelos matemáticos, a pesquisadora chegou à triste conclusão: um desmaio coletivo teria 84% de chance de ser fatal já que a hélice era acionada manualmente. Ou seja, o Hunley afundou no momento em que seus tripulantes, desacordados, pararam de fazer força.
Fontes: super.abril.com.br; youtube.com; dailymail.co.uk.