Praia privada nos USA, do bilionário, Vinod Khosla, é rejeitada pela Suprema Corte
Foi uma surpresa para este site descobrir que a excrescência da ‘praia privada’ também ocorre nos Estados Unidos, à exemplo do que acontece no Brasil onde há dezenas delas apesar da Lei ser clara: praias são espaços públicos, ninguém pode-se dizer dono delas. Nos Estados Unidos também é assim, a diferença é que lá as leis são cumpridas. Foi o que descobriu o bilionário Vinod Khosla, engenheiro oriundo da Índia, empresário e capitalista. Ele é co-fundador da Sun Microsystems e fundador da Khosla Ventures. Em 2014, a Forbes nomeou-o entre as 400 pessoas mais ricas do mundo.
O ‘bom negócio’ de Vinod Khosla
Depois de comprar por US$ 32,5 milhões, uma propriedade de 89 acres em Half Moon Bay, ao sul de São Francisco, em 2008, Khosla cortou a entrada para Martin’s Beach, um local de surfe popular. A Califórnia exige que todas as praias sejam acessíveis ao público.
A Surfrider Foundation, uma organização sem fins lucrativos que leva em conta questões de acesso às praias, entrou com uma ação contra a Khosla em 2013, desde então tem-se lutado nos tribunais para a entrada do público na propriedade.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por ciclone“Cortar entrada’ para uma praia, fato corriqueiro no litoral do Brasil
Tanto aqui, como lá, o procedimento parece ser o mesmo. Primeiro alguém compra uma área. No Brasil, normalmente uma posse. Depois, o espertão coloca infraestrutura no local, ao mesmo tempo em que barra a entrada de cidadãos comuns.
Depois, vende os lotes e enche as burras, mesmo sendo ilegal o procedimento. Dois dos exemplos mais clássicos do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo são as praias de Iporanga, SP, e o condomínio Laranjeiras, RJ, frequentado por parte considerável do PIB nacional.
PUBLICIDADE
Moral da história
O advogado da Surfrider, Joseph Cotchett, declarou:
A Martin’s foi apenas uma das várias praias em todo o estado sendo ‘protegida’ por proprietários abastados. Os defensores estão esperançosos de que essa decisão tenha fortalecido a Lei da Costa. A Suprema Corte, mais conservadora, confirmou que até mesmo um bilionário, que se recusa a reconhecer que a lei se aplica a ele, e mantém advogados mais caros que se possa encontrar, não pode criar uma praia privada
Vamos copiar os Estados Unidos?
Fontes: https://www.businessinsider.com/tech-billionaire-vinod-khosla-fight-for-martins-beach-2018-8; https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11664899/artigo-10-da-lei-n-7661-de-16-de-maio-de-1988; https://www.theguardian.com/environment/2018/oct/01/vinod-khosla-supreme-court-case-rejects-private-beach.
Foto de abertura: www.businessinsider.com.