Praia privada nos USA, do bilionário, Vinod Khosla, é rejeitada pela Suprema Corte
Foi uma surpresa para este site descobrir que a excrescência da ‘praia privada’ também ocorre nos Estados Unidos, à exemplo do que acontece no Brasil onde há dezenas delas apesar da Lei ser clara: praias são espaços públicos, ninguém pode-se dizer dono delas. Nos Estados Unidos também é assim, a diferença é que lá as leis são cumpridas. Foi o que descobriu o bilionário Vinod Khosla, engenheiro oriundo da Índia, empresário e capitalista. Ele é co-fundador da Sun Microsystems e fundador da Khosla Ventures. Em 2014, a Forbes nomeou-o entre as 400 pessoas mais ricas do mundo.
O ‘bom negócio’ de Vinod Khosla
Depois de comprar por US$ 32,5 milhões, uma propriedade de 89 acres em Half Moon Bay, ao sul de São Francisco, em 2008, Khosla cortou a entrada para Martin’s Beach, um local de surfe popular. A Califórnia exige que todas as praias sejam acessíveis ao público.
A Surfrider Foundation, uma organização sem fins lucrativos que leva em conta questões de acesso às praias, entrou com uma ação contra a Khosla em 2013, desde então tem-se lutado nos tribunais para a entrada do público na propriedade.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemDepravação moral da Câmara de Vereadores de UbatubaPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenado“Cortar entrada’ para uma praia, fato corriqueiro no litoral do Brasil
Tanto aqui, como lá, o procedimento parece ser o mesmo. Primeiro alguém compra uma área. No Brasil, normalmente uma posse. Depois, o espertão coloca infraestrutura no local, ao mesmo tempo em que barra a entrada de cidadãos comuns.
Depois, vende os lotes e enche as burras, mesmo sendo ilegal o procedimento. Dois dos exemplos mais clássicos do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo são as praias de Iporanga, SP, e o condomínio Laranjeiras, RJ, frequentado por parte considerável do PIB nacional.
PUBLICIDADE
Moral da história
O advogado da Surfrider, Joseph Cotchett, declarou:
A Martin’s foi apenas uma das várias praias em todo o estado sendo ‘protegida’ por proprietários abastados. Os defensores estão esperançosos de que essa decisão tenha fortalecido a Lei da Costa. A Suprema Corte, mais conservadora, confirmou que até mesmo um bilionário, que se recusa a reconhecer que a lei se aplica a ele, e mantém advogados mais caros que se possa encontrar, não pode criar uma praia privada
Vamos copiar os Estados Unidos?
Fontes: https://www.businessinsider.com/tech-billionaire-vinod-khosla-fight-for-martins-beach-2018-8; https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11664899/artigo-10-da-lei-n-7661-de-16-de-maio-de-1988; https://www.theguardian.com/environment/2018/oct/01/vinod-khosla-supreme-court-case-rejects-private-beach.
Foto de abertura: www.businessinsider.com.