Mudança no clima do Pacífico
Mudança no clima do Pacífico: A chefe das Nações Unidas para a Mudança Climática, Christiana Figueres, alertou que é preciso agir rápido contra o aquecimento. E mencionou a perigosa situação das nações que ficam em áreas baixas do litoral do Pacífico.
Mudança no clima do Pacífico e suas inúmeras ilhas-nações
Em conferência da ONU, em Samoa, Figueres afirmou que o impacto da mudança climática será maior nas nações do Pacífico, apesar da pouca culpa na criação do problema. E confirmou que a mudança climática é a maior ameaça enfrentada por estas ilhas e nações insulares.
Mudança no clima do Pacífico: erosão e falta d’água
A especialista explicou que o nível superior do mar, não só traz a erosão ao litoral, como arruína o fornecimento de água pela invasão dos lençóis freáticos e inundação dos terrenos de cultivo.
Aquecimento também traz mais ciclones e tempestades
Limitar gases do efeito estufa
O alerta reafirmou a necessidade de obter um pacto que limite os gases de efeito estufa até o final de 2015. A ONU quer reduzir o aquecimento em 2ºC em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial.
O presidente das Ilhas Seychelles, James Michel, assinalou que os interesses das grandes empresas dominaram o debate durante muito tempo.
O presidente das Ilhas Marshall, Christopher Loek, afirmou que as ilhas-Estado devem lançar uma mensagem positiva sobre o que será necessário fazer na cúpula da ONU para alcançar um novo acordo climático.
Kiribati, uma das ilhas- nações do Pacífico já comprou terras para mudar sua população.