❯❯ Acessar versão original

Estrelas do mar estão se dissolvendo: o que está acabando com elas?

Estrelas do mar: costa Oeste dos Estados Unidos e doença devastadora

Cientistas estão intrigados sobre o que está causando uma doença devastadora das estrelas do mar em toda a costa oeste dos EUA. Ela faz com que as criaturas percam seus membros. E se reduzam a um estado gelatinoso em questão de dias.

Biólogos marinhos e ecologistas lançarão esta semana uma grande operação na costa dos estados da Califórnia, Washington e Oregon para determinar a fonte e o alcance da síndrome.

Pete Raimondi, presidente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade da Califórnia, declarou:

É bastante assustador, porque não temos qualquer culpado óbvio para a origem, mesmo que seja provavelmente um patógeno

Lesões nas estrelas do mar

Os sinais da síndrome geralmente começam com lesões brancas nos membros das estrelas. Elas se espalham para dentro de seus organismos, fazendo com que todo o animal se desintegre em menos de uma semana.

PUBLICIDADE

A síndrome tem aparecido há décadas. Mas geralmente atingia a espécie em pequenos números, e isoladamente no sul da Califórnia. Um problema semelhante foi observado na costa leste do país. A doença  aparece ligada a um vírus que surge após um evento de superpopulação. Na costa oeste, o único fator observado é que as águas estão mais quentes do que o normal – criando um ambiente mais propício à disseminação de bactérias, informa a Mother Nature Network.

Possíveis explicações da síndrome

Os estudiosos ainda não encontraram a resposta correta.Mas existem algumas hipóteses: a radiação emitida pela usina nuclear de Fukushima, poluição química, infecções bacterianas e/ou virais.

Estrelas do Mar: saiba o que são

De acordo com o wikipedia, são animais invertebrado do filo dos Equinodermos da classe Asteroidea, divididas em algumas famílias. Entre seus parentes mais próximos estão o Ouriço do Mar, a bolacha do Mar e o Pepino mar.

De acordo com matéria da BBC, cientistas britânicos dizem que as estrelas do- mar podem ajudar na descoberta de novos tratamentos para doenças como a asma, a febre do fenoea artrite. Este é mais um serviço prestados pela vida marinha: a possível cura de muitas doenças.

Assista o vídeo e saiba mais:

Por: José Eduardo Mendonça

Saiba mais sobre a vida marinha e a cura de doenças.

Sair da versão mobile