O oceano é azul, você sabe por quê?
Por que o oceano é azul? As pessoas se perguntam isso há centenas de anos. Uma ideia é que ele reflete o céu. E é verdade. Visto da costa, pode parecer um azul profundo em um dia ensolarado. Ou cinza quando está tempestuoso. Ou até mesmo ficar rosa durante o nascer ou o pôr do sol. Mas se afundarmos abaixo da superfície, a cor azul permanecerá. Aqui, a água não está refletindo o céu. A tonalidade azul é criada pela própria água.
O oceano é azul, você sabe por quê?
Mas o oceano pode ter muitas outras cores, dependendo das partículas na água, da profundidade da água e da quantidade de iluminação.
A luz solar contém todo o espectro de cores visíveis, do vermelho ao violeta e todo o arco-íris intermediário. Diferentes cores de luz têm diferentes comprimentos de onda.
A luz vermelha tem comprimentos de onda longos. Outras cores têm comprimentos de onda mais curtos, sendo o azul e o violeta os mais curtos de todos.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaQuando a luz brilha através da água, as cores com comprimentos de onda mais longos são absorvidas pela água primeiro.
Assim que chegamos a mais de alguns metros de profundidade, a maior parte do vermelho, e do laranja, desaparece completamente.
PUBLICIDADE
Outras coisas podem mudar a cor da água
A água também pode parecer verde – ou vermelha – em áreas com muito fitoplâncton. Essas minúsculas algas parecidas com plantas vivem perto da superfície, transformando a luz do sol em energia que alimenta o ecossistema do oceano. Eles contêm moléculas como a clorofila, que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros.
Em áreas rasas a cor muda
Lodo e areia podem ser arrastados da terra para o oceano. Ou ondas agitadas podem levantá-los do fundo do mar. Esses sedimentos refletem mais os comprimentos de onda mais longos da luz, tornando os tons da água marrons.
Leia também
Mais de 3 mil crianças de Fortaleza terão educação ambientalA Educação Ambiental na Base Nacional Comum CurricularDocumentários Mar Sem Fim estão de volta à TVAs áreas rasas com água limpa costumam ter uma aparência turquesa. Isso porque a luz atinge o fundo do oceano. Ela ricocheteia no fundo arenoso, o que torna a água um azul brilhante.
Áreas extremamente rasas ainda têm alguns dos comprimentos de onda verde da luz. Isso cria os tons de azul esverdeado que vemos em áreas ao redor de ilhas e recifes, como os do Mar do Caribe.
Mergulhando mais fundo
Conforme vamos cada vez mais fundo, eventualmente não há luz do sol. Como resultado, muitos organismos do fundo do mar são pretos ou vermelhos. Isso ocorre porque uma superfície vermelha absorve a luz azul, tornando esses animais efetivamente invisíveis sob a pequena quantidade de luz que é filtrada de cima.
Ao mesmo tempo, muitos organismos que vivem nas profundezas do oceano desenvolveram a capacidade de produzir sua própria luz. Isso é conhecido como bioluminescência. Os organismos o usam para se comunicar com outros animais, encontrar companheiros e caçar comida.
Imagem de abertura: USGS Multimedia Gallery.
Fontes: https://www.loc.gov/everyday-mysteries/physics/item/why-is-the-ocean-blue/; https://www.whoi.edu/why-is-the-ocean-blue/.