Conheça como atividades humanas afetam os oceanos
O Impacto das atividades humanas sobre os oceanos é enorme: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico, e Ártico. Todos são afetados. Infelizmente os seres humanos não costumam demonstrar muita vontade de preservar esta parte tão importante do planeta.
40% dos oceanos são fortemente impactados
Um relatório divulgado em fevereiro de 2008 constatou que 40% dos oceanos do mundo são fortemente impactados por atividades humanas como a pesca excessiva e poluição. Diferentes atividades humanas foram examinadas no relatório, desde a navegação comercial até atividades indiretas, como mudanças na temperatura da superfície do mar, radiação UV e a acidificação dos oceanos.
Mapa global do impacto humano nos ecossistemas marinhos
O mapa abaixo foi criado a partir de dados compilados neste relatório publicado na revista Science. Trata-se de um mapa global do impacto nos ecossistemas marinhos. Os pesquisadores apontam que nenhuma parte de nenhum oceano está livre da nossa influência.
As áreas onde os humanos tiveram o pior impacto incluem a costa leste da América do Norte, o Mar do Norte, os mares que banham a China, o Mar do Caribe, o Mediterrâneo, o Mar Vermelho, o Golfo Pérsico, o Mar de Bering e o Oceano Pacífico ocidental. Áreas pintadas de vermelho têm um alto impacto humano, áreas azuis, impacto humano muito baixo.
Mais lidos
Indígenas do Brasil, pioneiros, já caçavam baleias há 5.000 anosPraias de SC tornam-se paraíso das engordas e da diarreiaCanoas de pau, um tesouro secular do BrasilRecifes de coral, bancos de algas marinhas e manguezais
O estudo também analisou 20 ecossistemas marinhos. Os mais ameaçados são os recifes de coral, os bancos de algas marinhas e os manguezais.
Veja abaixo o mapa completo e alguns detalhes da costa brasileira e das regiões mais impactadas pelo homem.
PUBLICIDADE
Impacto das atividades humanas sobre os oceanos no Brasil
Leia também
NOAA sofre demissões em massa: ‘Isso levará a uma catástrofe’COP16, Quadro Global para a Biodiversidade: situação críticaO Mar Báltico está sendo sufocadoImpacto das atividades humanas sobre os oceanos na Ásia
Impacto das atividades humanas sobre os oceanos na Europa
Paulo André Vieira