O Graf Spee, e a Segunda Grande Guerra no Atlântico Sul
A primeira batalha naval da Segunda Guerra Mundial, uma das mais dramáticas, ocorreu em dezembro de 1939 em nosso ‘quintal’. Chamaram-na de Batalha do Rio da Prata. Nela, o couraçado alemão Graf Spee, comandado por Hans Langsdorff, enfrentou um esquadrão de cruzadores britânicos que incluía os navios HMS Exeter, Ajax e Achilles, sob o comando do Comodoro Henry Harwood. O Graf Spee era um navio especial, criado para contornar as restrições do Tratado de Versalhes sobre navios de guerra alemães. Estes, classificavam-no como um navio da classe Deutschland. Já os ingleses, que o viram pela primeira vez em 1937, chamavam-no zombeteiramente de “couraçado de bolso”. Isso porque o Almirante Graf Spee tinha apenas um terço do deslocamento de um encouraçado convencional. Em 1937, 450 navios de todo o mundo se reuniram em Solent para a coroação do Rei George VI. A Alemanha participou com seu navio capitânia.
Os antecedentes
O Tratado de Versalhes, que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, incluiu um artigo, o 190, para restringir o rearmamento alemão. Esse artigo limitava os navios blindados alemães a 10.000 toneladas. Lançado em 1936, o Graf Spee era um deles. Ele tinha dois irmãos gêmeos, o Deutschland e o Admiral Scheer. Construíram os três navios entre 1929 e 1936 nas empresas Deutsche Werke em Kiel e Reichsmarinewerft em Wilhelmshaven. Oficialmente, declararam deslocar 10.000 toneladas longas, conforme o tratado. Mas, na realidade, deslocavam entre 10.600 e 12.340 toneladas.
O design e a construção do Admiral Graf Spee e seus irmãos revelam uma fascinante fusão de necessidade, engenhosidade e arte da engenharia naval. O projeto incorporou diversas inovações radicais. Além disso, os navios blindados da classe Deutschland foram desenvolvidos com blindagem muito mais forte e canhões de maior calibre, ao mesmo tempo que deslocavam apenas 15.000 toneladas, em oposição às 44.000 toneladas de um navio de guerra britânico como o HMS Prince of Wales .
O nome foi uma homenagem ao Almirante Maximilian von Spee, que foi morto durante a Batalha das Ilhas Falklands/Malvinas na Primeira Guerra Mundial.
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Para aumentar a velocidade e o alcance, sem sacrificar o poder de fogo, os projetistas recorreram a tecnologias avançadas. Desse modo, o casco foi feito com soldagem elétrica em vez da rebitagem tradicional, o que reduziu o peso e aumentou a resistência estrutural. Esta nova abordagem tornou o Graf Spee significativamente mais leve e, portanto, mais rápido do que seria usando técnicas de construção tradicionais.
O sistema de propulsão foi outro destaque. Ele era movido por oito motores diesel MAN, diferentemente das típicas turbinas a vapor usadas em muitos navios de guerra daquela época. Esses motores não apenas davam ao Graf Spee uma velocidade máxima de impressionantes 28 nós, mas também lhe proporcionaram um alcance operacional maior. A 20 nós, ele podia percorrer distâncias de até 8.900 milhas náuticas, três vezes mais do que um encouraçado comum, e um colosso para a época.
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O armamento também foi notável. Ele tinha seis canhões de 280 mm montados em duas torres triplas, que eram consideravelmente maiores do que os canhões de 203 mm encontrados na maioria dos cruzadores pesados da época. O navio também apresentava oito canhões de 150 mm, oito canhões antiaéreos de 105 mm e carregava vários tubos de torpedo e aeronaves para reconhecimento e ataque.
Uma campanha de ataques comerciais altamente eficaz no Atlântico Sul
Hans Langsdorff conquistou o respeito das tripulações britânicas
Encurralando o Graf Spee
Segundo o especialista Alan D. Zimm, que escreveu para o U.S. Naval Institute, apesar de receber elogios, o comodoro britânico Harwood permitiu que o Graf Spee escapasse por entre seus dedos na Batalha do Rio da Prata.
“Durante o quarto mês da Segunda Guerra Mundial, em águas plácidas ao largo da América do Sul, uma frota britânica interceptou o navio de guerra Almirante Graf Spee. Mas, depois de trocarem tiros por 83 minutos, o esquadrão britânico se retirou.”
Alan Zimm diz que o comandante britânico “livrou seus navios tão bem quanto qualquer um poderia esperar”, creditando-o como emulação do “gênio de Nelson”. ‘Mas , apesar de os britânicos terem uma vantagem de poder de fogo de 125 por cento, retiraram-se’.
O Graf Spee inutilizou metade das principais baterias do Ajax e o Aquiles sofreu sérios danos. As vítimas foram sete mortos e cinco feridos a bordo do Ajax, além de quatro mortos no Aquiles. O comodoro Harwood, então, colocou uma cortina de fumaça para confundir as armas inimigas e se retirou do alcance das principais armas.
Após a batalha, diz o especialista, Harwood justificou sua retirada alegando que o fogo do Graf Spee era muito preciso. A precisão alemã não justificava o desengajamento. E conclui o especialista, ‘a Batalha do Rio da Prata não foi o momento mais brilhante da Marinha Real’.
A batalha naval
A grande surpresa mundial
Então, em 17 de dezembro de 1939, o navio de guerra Graf Spee, danificado pela batalha, dirigiu-se ao porto de Montevidéu, no estuário do Rio da Prata, para reparos. Langsdorff e o ministro alemão Otto Langmann pediram 15 dias para concluir os trabalhos. Mas o governo uruguaio impôs uma condição: Langsdorff deveria sair em dois dias ou ele e sua tripulação seriam internados pelo resto da guerra, de acordo com a Convenção de Haia.
Langsdorff tinha duas opções
Confrontado com estas perspectivas sombrias, Langsdorff fez um sacrifício estratégico. Ele optou por afundar o Graf Spee, negando aos Aliados a vitória simbólica de capturar ou afundar o navio. Depois de dispensar a maioria da tripulação, dirigiu-se com uma equipe mínima ao largo de Montevidéu. Lá, as cargas de dinamite colocadas a bordo foram detonadas e o navio afundou nas águas rasas do estuário do Prata.
O comandante Langsdorff hospedou-se na embaixada alemã. Três dias depois, encontraram seu corpo morto, envolto na bandeira alemã, não na bandeira nazista com a suástica. Sua ação refletiu o princípio de manter a dignidade e o valor da vida humana, mesmo em tempos de guerra, uma postura respeitada até hoje. Langsdorff deixou cartas para sua esposa e para o embaixador alemão. Nelas, explicou sua decisão de afundar o Graf Spee para evitar que caísse em mãos inimigas. Ele sabia que qualquer tentativa de fuga para águas abertas falharia com a munição restante. Assumiu as consequências, acreditando que um capitão não deve se separar do destino de seu navio. Langsdorff afirmou estar pronto para pagar com a vida por qualquer possível mancha na honra da bandeira.
Fontes consultadas: The German Cruiser Admiral Graf Spee – A Formidable Power of the Kriegsmarine; Death of the Graf Spee; The German pocket battleship ‘Admiral Graf Spee’ in 1939; The German Cruiser Admiral Graf Spee; A Battle Badly Fought.