Nova espécie de polvo é descoberto em 1990
O nome científico é Mimicus Thaumoctopus. A nova espécie de polvo foi descoberta somente nos anos 90. O molusco tem extrema capacidade de mudar de aparência para se proteger de seus predadores. Uma metamorfose impressionante, prova da perfeição da natureza. A nova espécie pode adquirir a forma de até 15 tipos de criaturas marinhas diferentes. Este vídeo mostra 5 delas. Inacreditável!
Nova espécie de polvo é do Indo- Pacífico
O nome científico antecipa as características deste molusco: “mimicus”, que significa uma extraordinária capacidade de mudar para fugir de predadores. O molusco pode modificar sua cor e textura para se camuflar dependendo de onde esteja. Esta é a única espécie com tal capacidade de camuflagem. Muitos animais têm capacidade de mudar para fugir, ou se esconder. Mas só o polvo Mimicus Thaumoctopus que consegue tamanha diversidade.
Polvo, um molusco inteligente?
Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, cuja ordem é Octopoda, que significa oito pés. Na verdade o animal tem oito braços fortes e com ventosas dispostas em volta da boca. Em geral, como defesa, os polvos têm capacidade de expelirem uma tinta de cor escura mas, este em especial, alia a isso uma tremenda capacidade de se camuflar tomando a cor, ou textura e forma, do lugar em que estiver sendo ameaçado.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaEles são predadores que se alimentam de peixes e crustáceos. Os polvos caçam com seus poderosos braços, e matam a presa com o bico. Para auxiliar a caça desenvolveram olhos com capacidade de distinguir as cores.
A reprodução é sexuada e inicia-se com um ritual de acasalamento que pode durar várias horas ou dias. Biólogos consideram que quando a fêmea está pronta para a fecundação ela libera um feromônio sexual, que além de atrativo, previne que o parceiro sexual as devore já que o canibalismo é prática comum em várias espécies de polvos.
PUBLICIDADE
Assista ao vídeo:
Conheça uma criatura marinha mítica se une à luta contra pesca de arrasto em oceano.