Navios provocam tempestades elétricas? Evidências mostram que sim
A revista Geophysical Research Letters diz que gases de navios provocam tempestades elétricas ao largo do Índico e do Mar da China. Eles estariam contribuindo para mais tempestades elétricas no percurso. E isso não acontece em áreas próximas mas, apenas, nas rotas dos navios.
Quer dizer que não basta a imensa poluição que estes monstros de ferro produzem?
Por falar nisso, quem você acha que polui mais, a frota mundial de carros, ou a dos navios?
É, parece que não é só poluição…
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagem2024: O Ano Mais Quente em 125 Mil AnosParque eólico, ‘síndrome das turbinas’, e pesadelo no litoralJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasPor que navios provocam tempestades elétricas?
Segundo Joel Thornton, professor de Ciências Atmosféricas da Universidade Washington (EUA), partículas de fuligem, nitrogênio e enxofre, que estão entre os gases exaustores dos navios, diminuem gotículas de chuva provocando sua subida para a atmosfera, o que aumenta a formação de gelo e raios.
“Analisando registros de raios ao redor do mundo, em mais de um bilhão de ocorrências, Thornton e sua equipe constataram uma incidência de raios quase duas vezes mais frequente ocorrendo diretamente sobre as “avenidas aquáticas”.
PUBLICIDADE
O cientista explicou:
Temos um exemplo claro de como humanos estão mudando a intensidade de tempestades por meio da emissão de partículas de combustão. Temos evidência inédita de que estamos interferindo na formação de nuvens de forma contínua, e não em incidentes específicos como grandes incêndios florestais
Formação de nuvens
Elas influenciam os padrões de chuva e podem resultar em alterações climáticas ao modificar a quantidade de luz solar que as nuvens refletem para o espaço. Esses gases, expelidos pelas chaminés dos navios, são o que se chama de ‘smog’, camadas visíveis de poluição atmosférica.” Mas as partículas também atuam como núcleos de condensação de nuvens e “sementes de nuvens” – vapor d’água condensado ao redor de aerossóis forma gotículas, que posteriormente formam nuvens.”
E daí? Daí que os navios cruzam o oceano emitindo gases….
Bem, os imensos navios cargueiros cruzam o oceano emitindo gases todo o tempo. “O ar sobre os oceanos normalmente tem gotículas maiores, porque mais moléculas de águas precisam aderir a partículas. A adição de aerossóis ao ar resulta em mais partículas e gotículas menores e mais leves.”
A viagem das gotículas
Elas viajam para cima, para pontos mais altos quando um número maior que o comum congela. Quanto mais gelo, mais raios. Katrina Virts, que trabalha como meteorologista da Nasa disse que…
Quando fizemos um mapa dos raios, estava claro que os navios tinham alguma influência, pois os raios ocorriam praticamente em linha reta, sobrepostas às linhas de navegação
Ao largo é pior ainda…
Daniel Rosenfeld, cientista atmosférico da Universidade Hebraica de Jerusalém comentou o estudo.
Temos uma pistola fumegante – a prova de que a incidência de raios mais do que dobra em áreas oceânicas pristinas. O estudo mostra de forma clara a relação entre emissões antropogênicas e a formação de nuvens de tempestade
Então, anote mais esta: além de serem altamente poluidores, de jogarem lixo no mar, os navios ainda podem ser responsáveis por mais esta: tempestades elétricas em suas rotas.
Foto de abertura: Cruise Line Fans
Fonte: BBC.com