❯❯ Acessar versão original

Navio vomita lixo no mar, mais uma vez

Navio vomita lixo no mar, mais uma vez, agora um cargueiro estrangeiro faz descarte irregular no porto de Santos!

Navio vomita lixo no mar, mais uma vez. O descarte aconteceu dia 10 de Janeiro, por um cargueiro que aguardava sua vez para atracar no maior porto do Brasil. As autoridades ainda não sabem exatamente de que se trata. A suspeita é fertilizante. E foi muito grande, o descarte alcança área equivalente a mais de 200 campos de futebol, abrangendo quatro cidades do litoral de São Paulo! A mancha foi localizada por uma lancha da Receita Federal que fazia o patrulhamento na área. Imediatamente, foi contatado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Este, mobilizou a Marinha do Brasil e a Polícia Federal porque.

imagem de navio que poluiu Santos
Santos, 10 de janeiro, 2019. Navio vomita lixo no mar, mais uma vez. Foto: G1, Santos.

Navio vomita lixo no mar, desta vez na porta de casa!

Veja-se a cara-de-pau do comandante do cargueiro. E se não for descarte, mas acidente, continua o adjetivo porque a obrigação do comandante seria avisar a Capitania de Santos no ato. Um descarte deste pode ser gravíssimo dependendo da substância. O pessoal do Ibama verificou que havia material particulado no descarte, e também o odor característico na água. Foram colhidas amostras para exames. A agente ambiental Federal Ana Angélica Alabarce, do núcleo de emergências do Ibama no litoral declarou:

Desconfiamos que trata-se de descarte de resíduos de porão do navio. Se confirmado, isso é um caso grave de crime, que pode acarretar grandes multas aos responsáveis

Atravessando a mancha de poluição

Alabarce contou que as equipes levaram cerca de 10 minutos, em baixa velocidade no mar, para atravessar a mancha a quase 10 quilômetros das praias da região. Pelas coordenadas registradas, estima-se que o material tenha se espalhado por área aproximada de dois quilômetros quadrados entre as cidades de Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.  Ana Angélica, que fará uma vistoria a bordo do cargueiro  disse que “Inicialmente, suspeitamos que o descarte tenha ocorrido de um navio de fertilizantes que vai carregar o produto no Porto de Santos. Entretanto, não podemos eliminar a hipótese de que outro navio tenha feito isso e o material levado pela corrente marítima.”

Navio vomita lixo no mar, mais uma vez. Foto: G1, Santos.

O Mar Sem Fim já cansou de denunciar a execrável moda de navios, sejam cargueiros, graneleiros, ou os enormes navios de passageiros,  ‘os donos’ do mar, que têm o péssimo hábito de vomitarem suas entranhas em águas brasileiras, mesmo ao largo de uma unidade de conservação de proteção integral. Já fizemos matérias provando o descarte com filmes! Mas mesmo assim a situação persiste. Abra o olho se fizer um cruzeiro, escolha bem a companhia, e ainda assim, a bordo, fique atento e com seu celular/câmera de filmar na mão.

Navio tem bandeira da República de Chipre

O navio suspeito tem bandeira da República de Chipre. Ele foi impedido de atracar enquanto a operação de fiscalização continuava na Barra de Santos. “Não podemos deixar de lado, também, a hipótese de algum vazamento involuntário, que é tão grave quanto o descarte irregular de qualquer substância não autorizada no oceano. Por isso, a análise das amostras colhidas é essencial para podermos esclarecer o que é e de onde realmente veio”, complementa a agente do Ibama.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2019/01/11/substancia-despejada-por-navio-no-mar-se-espalha-por-quatro-cidades-no-litoral-de-sp.ghtml;

A manipulação do Oceanos minimizaria as consequências do aquecimento global?

Sair da versão mobile