Navio autossustentável, novidades no mar
Antes de mais nada, o desenho do navio autossustentável é inovador. Seus criadores asseguram que poderia economizar 60% do combustível além de reduzir até 80% as emissões contaminantes. Tudo isso especialmente graças ao casco da embarcação. Ele é capaz de canalizar o vento e usá-lo como propulsor, em outras palavras, o próprio casco funcionaria como uma vela. Isso é muito bom. Navios são extremamente poluentes.
O Vindskip e suas novidades
O ponto de partida para o estudo do desenho norueguês do Vindskip é o vento relativo. O fluxo de ar que o próprio navio produz. Fator primordial na hora de se criar um avião, ou um veleiro. Depois de várias provas em túneis de vento, que aconteceram na Noruega e Inglaterra, o barco foi finalmente desenhado com um casco plano. Ele é aerodinâmico e simétrico. Eleva a embarcação. Enquanto isso, o motor com gás natural o impulsiona para a frente. Em síntese, o mesmo princípio dos barcos à vela.
Programas de informática no navio autossustentável
Navio autossustentável e motores a gás
Mas o navio terá motores funcionando com gás natural liquefeito (GNL), o que contribui perfeitamente para a propulsão, conforme necessário. Dessa forma, o navio pode manter uma velocidade e curso constantes, independentemente do tempo e do vento. O GNL pode ser trocado por biogás quando finalmente estiver comercialmente disponível. Já as células solares e a bateria também contribuirão para o consumo de energia a bordo.
O Vindskip foi idealizado para cargas
Entretanto, a primeira versão do Vindskip® é um transportador de carros com capacidade para 6.600 automóveis de passageiros. Assim, o objetivo é oferecer as menores emissões para o transporte marítimo disponíveis no segmento de transportadoras de alto-mar. O Vindskip®, desenvolvido pela empresa Lade AS, Ålesund, Noruega, foi o vencedor do German Design Award 2020 na categoria Design de Excelência de Produto – Transporte Conceitual.
Dessa forma, quando o primeiro Vindskip® for construído se tornará uma vitrine verde para a empresa construtora. E pode, acima de tudo, significar o início de uma nova era no transporte de carros ecológicos para o exterior.