MSC responde através de relações públicas
Esta manhã, depois de matérias a respeito do descarte de lixo por navios da empresa MSC, julguamos correto procurar o responsável pela empresa para ouvir a opinião oficial sobre o caso. Fui atendido prontamente pela empresa “Máquina – Public Relations”. MSC responde.
Simultaneamente outro jornalista da “Máquina”, Marcelo Teixeira, respondia minhas perguntas enviadas via e mail. Marcelo passou o seguinte texto em nome da MSC:
Nota para imprensa
1-
A MSC Cruzeiros informa que segue práticas e procedimentos de tratamento, dispensa e reciclagem de lixo, conforme as normas brasileiras e internacionais, e repudia qualquer atitude ou processo irregular que vá contra suas regras, processos – adotados em toda sua frota – e o meio ambiente. A empresa desconhece qualquer violação e já está conduzindo uma investigação para apurar a questão internamente. Caso alguma responsabilidade seja confirmada, a armadora tomará todas as medidas necessárias para evitar incidentes similares no futuro.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar Negro2-
Todo o lixo dos navios passa por uma triagem e transformação de acordo com as regulamentações do setor. Os navios estão equipados com incineradores, trituradores e compactadores para transformação do lixo e a utilização desses equipamentos permite o despejo dos resíduos biodegradáveis no mar sem agredir o meio ambiente, segundo às normas brasileiras e internacionais.
3-
O lixo nocivo, tóxico ou não biodegradável é recolhido em recipientes adequados, armazenados em espaços específicos, longe de resíduos incompatíveis. Outros lixos que podem liberar substâncias poluentes são eliminados em reservatórios que são recolhidos em terra por empresas autorizadas para adequada reciclagem conforme previsto pela legislação. Toda descarga de lixo é devidamente registrada e certificada pela MARPOL, uma das mais importantes convenções ambientais internacionais, e o processo é controlado pelo Livro de descarte.
PUBLICIDADE
4-
A companhia destaca ainda que é a única empresa no mundo a receber o prêmio “7 Golden Pearls” [“7 Pérolas Douradas”], do Bureau Veritas, em reconhecimento à sua política em prol da proteção ambiental e ao seu alto nível de gestão de qualidade, que também lhe garantiram certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo.
5-
Cada embarcação de sua frota ainda conta com um oficial ambiental a bordo, responsável pelas questões relacionadas ao meio ambiente, o que inclui o monitoramento dos processos de reciclagem e a eliminação dos resíduos produzidos, visando garantir a implantação dos padrões mais elevados possíveis de tratamento e descarte de águas residuais, além de um coordenador ambiental em terra, responsável pela supervisão das operações ambientais de todos os navios.
Atenciosamente,
MSC Cruzeiros