Mergulhadores limpam reserva marinha em Niterói
Mergulhadores limpam reserva marinha: pouca gente sabe, mas no litoral de Niterói existe um local repleto de beleza natural batizado de Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Itaipu. Ela foi instituída em setembro de 2013. A Resex foi criada para proteger e ordenar a prática da pesca artesanal no litoral de Niterói.
Pescando Limpo
Para ajudar na preservação do local, um grupo de mergulhadores está desenvolvendo o projeto voluntário Pescando Limpo. O objetivo principal é promover a limpeza subaquática da região.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaNessa época as condições de mergulho na área da Resex são de águas mornas, cristalinas e alta visibilidade, garantindo um mergulho perfeito.
Entre cardumes de peixes, tartarugas e cavalos-marinhos, infelizmente também há o lixo mal descartado pelo homem que ameaça cada vez mais a vida marinha.
PUBLICIDADE
O PROJETO
Idealizado pelo mergulhador Adriano Peregrino, no Dia Mundial de Limpeza de Praias, o projeto deve ser o tema de sua monografia para seu curso superior de biologia.
O mergulhador conseguiu reunir um grupo disposto a colaborar com a limpeza da região. Todos aderiram ao projeto em prol da causa ambiental.
Catalogar todos os resíduos
A ideia é catalogar todos os resíduos recolhidos. E mapear com GPS as principais áreas onde são encontrados materiais de descarte. Quando esse mapeamento estiver concluído, Peregrino vai encaminhar os dados para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Ele conta que até um fogão já foi encontrado pelo grupo.
Adriano declarou:
Nessa primeira etapa do projeto, estamos limpando toda a área do costão rochoso de Itaipu, e vamos também controlar o tempo que leva para o mar ficar sujo novamente. Esses materiais descartados nas águas de forma imprudente causam um grande risco. As linhas podem cortar mergulhadores e até matar peixes e tartarugas
Com cerca de 3.990 hectares, a Resex abrange áreas marinhas de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Piratininga e o espelho-d’água da Lagoa de Itaipu. O atual chefe da Resex Itaipu e representante do Inea, Clarismundo Benfica, apoia o projeto já que tem como principal objetivo trazer benefícios ao ambiente marinho.
Estômago de cachalotes: garrafas plásticas, sacos, latas e até pneus