Mergulhadores libertam, outros aprisionam
mergulhadores libertam: equipe Mar Sem fim teve acesso a dois vídeos. Um, mostra um mergulhador brasileiro que libertou um tubarão-baleia de rede de pesca e outro, mostra um instrutor de mergulho que não quer soltar um polvo.
Conversamos com exclusividade com mergulhador brasileiro que libertou tubarão-baleia de rede de pesca, acompanhe fotos e bate-papo abaixo.
Semana passada tivemos o flagra realizado por um cinegrafista mergulhador brasileiro ao filmar uma raia manta sendo libertada de uma rede de pesca, na Costa Rica. Dessa vez, o caso aconteceu na Tailândia envolvendo um tubarão- baleia.
Mergulhadores libertam tubarão baleia
O responsável por libertar o tubarão foi o guia brasileiro de mergulho, Fernando Carrasco Miaguchi, de 28 anos.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaPesca de Golfinhos no Japão
De acordo com a Sea Shepherd, a maioria dos golfinhos é morta por arpões e os animais são destinados ao consumo, principalmente no mercado japonês. Também há uma outra parte capturada viva e vendida à zoológicos e aquários de todo o mundo.
Taiji é considerada o berço da pesca de cetáceos no Japão, há décadas os japoneses praticam a caça de golfinhos entre setembro e março.
PUBLICIDADE
A cada ano, a campanha de pesca é supervisionada pela polícia local para evitar conflitos entre os pescadores, ativistas da Sea Shepherd, e outras organizações que tentam frear a prática.
Na campanha de pesca 2013-2014 mais de 800 golfinhos foram mortos e outros 164 capturados vivos, segundo dados da ONG.
Leia também
Grécia proibirá pesca arrasto de fundo em áreas marinhas protegidasPesca sem controle no Brasil diminui populações de recifes de coraisMarinha do Chile destaca submarino para vigiar pesca ilegalO mergulhador Fernando Miaguchi finalizou nossa entrevista desabafando:
Amo o que faço, amo mergulhar. Mergulhando pelo mundo, infelizmente, tenho visto que as pessoas cada vez se importam mais com o dinheiro do que com o bem estar do outro, e o meio ambiente. Não conseguem enxergar o quanto estão destruindo o meio ambiente onde vivem. Por isso, divulgar vídeos como este, e o da raia manta, pode ajudar a conscientizar um pouco mais.
Instrutor de Mergulho tenta segurar polvo embaixo água e perde o regulador
Um outro vídeo também tem chamado bastante atenção. Um instrutor de mergulho, do Vietnã, foi expulso da credenciadora porque tentou segurar um polvo embaixo dá água. O péssimo exemplo para os alunos lhe rendeu a perda da credencial e o regulador….Como você vê no final do vídeo abaixo.