Martinica, Galápagos e Guadalupe fazem parte da lista de 78 das mais importantes reservas protegidas para a sobrevivência de várias espécies
Martinica, Galápagos e Guadalupe fazem parte da lista de 78 das mais importantes reservas protegidas. Isso para a sobrevivência de várias espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios. Todos ameaçados, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira.
Tartaruga na ilha Galápagos: equipe internacional de cientistas avaliou a qualidade “insubstituível” de cada uma das áreas (Foto Pablo Cozzaglio/AFP)
Martinica, Galápagos e Guadalupe
Uma equipe internacional de cientistas avaliou a qualidade “insubstituível” de cada uma dessas áreas. Eles partiram de uma base de dados de 173 mil reservas que abrigam 21.500 espécies incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaA investigação publicada na revista americana “Science” compara a contribuição de cada uma dessas reservas da biodiversidade para a sobrevivência dos animais.
Os cientistas determinaram que as 78 reservas, situadas em 34 países, devem ser consideradas “insubstituíveis“. Em seu conjunto, alegam os especialistas, elas abrigam a maioria dos animais, além de 600 espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios. Metade das espécies está ameaçada.
PUBLICIDADE
Muitos desses refúgios já são conhecidos como únicos e excepcionais pela Convenção do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre eles, estão Galápagos, o Parque Nacional de Menú, no Peru, e e a cadeia de montanhas dos Ghats Ocidentais, na Índia.
Martinica, Galápagos e Guadalupe: localização
Martinica é um departamento ultramarino insular francês, no Caribe. Fronteiras marítimas com Dominica ao noroeste, e Santa Lucia ao sul. As Ilhas Galápagos, localizam-se no Oceano Pacífico, a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul. Fazem parte do Equador. Guadalupe é um departamento ultramarino francês nas Caraíbas (Caribe), constituído por dois grupos de ilhas: a “ilha de Guadalupe”, que são compostas por duas ilhas, Basse-terre e Grande-terre, e ilhas próximas. Fronteiras por mar com a Dominica, ao sul; com Monserrate a noroeste; e com Antíqua ao norte.
Fontes: AFP, http://www.exame.com.br/topicos/especies;
Conheça as Ilhas do Atlântico Sul – história e importância econômica e geopolítica.