Mar de Histórias, exposição de fotografias do litoral, de João Lara Mesquita
Mar de Histórias: a exposição será dia 27 de Junho, no Shopping JK, espaço Lounge One. Compareça! Vamos curtir juntos alguns dos mais belos momentos que passei na costa brasileira, e Antártica, nos últimos tempos. Nesta exposição selecionei alguns dos melhores flagrantes das lindíssimas paisagens do litoral. São cerca de 20 fotos, dos vários recantos especiais. Como sempre, além das paisagens, os barcos típicos também são mostrados. Trata-se de um bem cultural do Brasil, infelizmente quase totalmente desconhecido da maioria dos brasileiros.
Os barcos típicos brasileiros
Estes barcos navegam pelo litoral desde que os primeiros portugueses aqui chegaram. Eles são fruto da experiência náutica dos navegadores lusos, misturadas com influências dos índios, dos negros, e de europeus que nos visitaram nos primeiros séculos após a descoberta. Entre eles, os holandeses, ingleses e franceses.
A jangada mistura influências dos índios, dos portugueses, e dos holandeses
Pouca gente sabe, mas as jangadas, ainda que muito toscas, foram mencionadas na carta de Pero Vaz de Caminha quando o escriba avisava o rei de Portugal “do achamento da nova terra”. Posteriormente, foram aprimoradas pelos primeiros colonizadores. Por fim, já no século 17, os holandeses foram os responsáveis pela inclusão das velas, de acordo com o estudioso Luis da Camera Cascudo.
Influência inglesa nas canoas- costeiras do Maranhão
Cada modelo destes barcos que, felizmente, ainda teimam em navegar por nosso litoral, têm uma história diferente. O ponto comum entre eles são as influências que cada modelo recebeu. Assim, as canoas costeiras, do Maranhão, utilizam o sistema de vela inglês, conhecido como cúteres.
Saveiros baianos derivam das caravelas
Já os saveiros baianos, derivam das primeiras caravelas que aqui arribaram. Saiba mais sobre as embarcações típicas brasileiras.