Padre Eterno: maior navio do século 17 no Brasil
Na segunda metade do século 17, em 1666, um estaleiro foi instalado na atual Ilha do Governador, onde hoje fica o Aeroporto Antônio Carlos Jobim. A Fábrica de Fragatas construiu vários navios de grande porte. Entre eles, a fragata Madre de Deus, nau capitânia da frota real, e o galeão Padre Eterno, considerado por muitos o maior navio do mundo na época. A informação vem do livro A muito leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, do historiador Gilberto Ferrez.

No entanto, Pedro Costa da Silva Telles, no livro História da Construção Naval no Brasil, questiona essa afirmação. Ele lembra que, na época, havia navios maiores. Um exemplo é a nau Sovereign of the Seas, construída em 1637 pelo rei inglês Carlos I, com 120 canhões. De qualquer forma, diz o historiador, a Padre Eterno era um navio de porte impressionante para seu tempo.
Importância da obra
O livro é tão relevante que, em 2015, houve uma exposição e reedição da obra. A respeito deste evento, o Estadão comentou: “Ferrez usou imagens icônicas do Rio, de pintores dos séculos 18 e 19, como Debret, Rugendas, Taunay e Victor Meirelles. Incluiu até fotografias de nomes pioneiros, como o de seu avô, Marc Ferrez, cujo trabalho é um dos mais importantes da segunda metade do século 19.”
Uma dessas gravuras, que reproduzimos abaixo, mostra o galeão Padre Eterno. E o jornal continua: “O livro foi um marco editorial durante as celebrações do quarto centenário da cidade, numa época em que a bibliografia sobre o Rio de Janeiro era escassa. A obra foi impressa em Paris.”
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De acordo com o livro, o Padre Eterno tinha dimensões impressionantes. Tinha seis pontes, ou conveses, e 180 escotilhas, o que indicava 180 canhões. Podia transportar até 4 mil caixas de açúcar, cada uma com 680 quilos. A tripulação variava de 3 a 4 mil homens. Sim, você leu certo: de 3 a 4 mil homens. Embora o dado possa estar equivocado, é exatamente assim que aparece no livro de Ferrez.
Outra obra aborda a construção de Padre Eterno
Outra publicação, mais recente, “Escravidão, volume 1”, de autoria de Laurentino Gomes, também destaca a construção do galeão Padre Eterno, enfatizando sua grandiosidade. No entanto, os dados apresentados diferem dos mencionados no trabalho de Ferrez. Segundo Laurentino, o galeão Padre Eterno tinha um peso de 2 mil toneladas, estava preparado para acomodar 144 canhões e ostentava um mastro imponente, esculpido a partir do tronco de uma única árvore. Este mastro tinha quase três metros de circunferência na base, tamanho suficiente para que, para abraçá-lo, fosse necessário três homens se juntarem de mãos dadas em volta dele. Infelizmente, Laurentino não fornece informações sobre a tripulação em seu livro.
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Os ecos da construção do maior navio do mundo do século 17
Segundo Laurentino Gomes, “era um navio tão grande que especulações a seu respeito começaram a circular pela Europa antes ainda que deixasse o Rio de Janeiro. Em março de 1665, o jornal português Mercúrio Portuguez, de Lisboa, referia-se à construção, no Brasil, “do mais famoso baixel de guerra que os mares jamais viram”, despertando de imediato a curiosidade da comunidade diplomática local. Sete meses mais tarde, quando, finalmente, atracou no cais no rio Tejo, foi saudado com a seguinte notícia: ‘Veio nesta frota aquele famoso galeão… o maior que há hoje, nem se sabe que houvesse nos mares’.
Uma capela dourada no maior navio do mundo
“Parte dos equipamentos tinha sido cuidadosamente fabricada por artesãos coloniais fluminenses. Incluindo as madeiras entalhadas e uma deslumbrante capela dourada, que acusou a admiração de dois padre capuchinhos italianos que o visitaram mais tarde no cais de Lisboa. O restante viera da Inglaterra, que então já despontava como a principal potência marítima do planeta. Mas ainda não tinha um navio daquele tamanho. A maior embarcação inglesa da época, o Sovereign of the Seas, pesava 1,5 mil toneladas, um quarto menos que o galeão brasileiro.”
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“Essa proeza da engenharia colonial brasileira estava destinada a ser uma espécie de Titanic do século 17, na comparação do historiador Luiz Felipe de Alencastro. Apesar de suas gigantescas proporções, teria um fim trágico ao naufragar no oceano Índico algum tempo depois de passar por Lisboa, inaugurando a sina que seu congênere britânico do século 20 repetiria cerca de 250 anos mais tarde.”
“Mas sua existência era testemunho das ambições da elite escravagista brasileira no auge do ciclo do açúcar e às vésperas da descoberta do ouro em Minas Gerais. Estaleiros semelhantes aos da baía de Guanabara, responsável pela construção do Padre Eterno, funcionavam em vários pontos da costa brasileira.”
Salvador Correia de Sá e Benevides mandou construir o Padre Eterno
Laurentino conseguiu identificar o mandante da construção. Para o autor de Escravidão, foi Salvador de Sá, também governador do Rio de Janeiro entre 1637 e 1661. “Um dos homens mais eminentes da história da escravidão no Brasil. Nascido no Rio de Janeiro em 1602, de mãe espanhola, filha do governador de Cadiz, Salvador de Sá pertencia à mais fina flor da aristocracia fluminense que emergia ao final dos dois primeiros séculos da colonização.”
Descendente de Mem de Sá
“Era descendente dos fundadores da cidade, Mem de Sá e Estácio de Sá. Seu pai, Martim de Sá, governou a capitania do Rio de Janeiro por duas vezes.” Laurentino revela que Salvador de Sá foi um dos maiores traficantes de escravos de então.
“Ele teria visitado as lendárias minas de Potosí, aos pés da cordilheira dos Andes, de onde era extraído o metal que dá nome ao rio. Graças à ligação com os mineradores andinos, criou uma rede de fornecimento de escravos de Angola para o Império Colonial Espanhol, acumulando um tesouro em moedas de prata.”
Não duvide de nossa então capacidade náutica
Não há dúvidas: o Brasil foi o mais importante centro náutico, e local de escala para as naus da Carreira da Índia. Aprendemos com os melhores mestres daquele período, os portugueses.
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Vale conhecer nossa história náutica
A riqueza de nossa história náutica fascina e surpreende. Numerosas embarcações típicas ainda navegam por nossas águas, atestando essa riqueza. Elas exibem cores vivas, formas singulares e ostentam grandiosas e saudosas velas, acrescentando poesia e elegância ao nosso litoral. Estas embarcações são frutos da grandiosa epopeia náutica lusitana, uma história que, infelizmente, muitos ainda não conhecem ou celebram. De fato, algumas dessas embarcações têm suas raízes nas caravelas que chegaram ao nosso litoral no século 16.
Aptidão náutica brasileira elogiada por Joshua Slocum
Nosso complexo de “vira-latas” nos fez acostumar a acreditar apenas em informações vindas de fora. Pois bem. Se você duvida das nossas habilidades náuticas, saiba que um dos maiores ícones da vela mundial as reconhecia. O comandante norte-americano Joshua Slocum, primeiro a dar a volta ao mundo sozinho, em meados do século 19, admirava o talento de nossos antepassados. Sobre a aptidão náutica dos brasileiros e suas embarcações, escreveu no prefácio de seu livro A Viagem do Liberdade:
Estas canoas, às vezes produzidas a partir de árvores gigantescas, habilmente modeladas e escavadas, são ao mesmo tempo a carruagem e carriola da família para o sítio, ou do arroz para o moinho. Estradas são quase desconhecidas onde a canoa está disponível; consequentemente, homens, mulheres e crianças são todos adestrados quase à perfeição na arte da canoagem. […] a navegação, portanto, é usada com grandes vantagens pelos habitantes quase anfíbios da costa, que amam a água e movem-se nela como patos e marinheiros natos. Até hoje idolatrei a honestidade dos nativos brasileiros, bem como a habilidade náutica nacional e a perícia com canoas.
Fontes: A muito leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; A viagem do Liberdade, de Joshua Slocum; http://brasil.estadao.com.br/blogs/estadao-rio/livro-historico-sobre-rio-e-reeditado/; Escravidão, Volume 1, Globo Livros; História da Construção Naval no Brasil, Pedro Carlos da Silva Telles, Fundação Estudos do mar.