Golden Horizon, o maior navio à vela do mundo, sai do estaleiro na Croácia
O maior navio à vela do mundo foi lançado no dia 10 de junho de 2017, no estaleiro Brodosplit, em Split, na Croácia. Batizado Flying Clipper, ele é uma réplica moderna do lendário France II, encomendado em 1911 no estaleiro de Bordeaux, na região de La Gironde.

A Star Clippers, especializada em cruzeiros de luxo, encomendou originalmente o navio e o batizou de Flying Clipper. Mas uma disputa legal com o estaleiro interrompeu os planos, e a embarcação acabou nas mãos da Tradewind Voyages, que a renomeou Golden Horizon.
O France II
O France II foi o segundo maior navio mercante já construído. Destinado ao transporte de minério de níquel, pertencia à Société Anonyme des Navires Mixtes (Prentout-Leblond, Leroux & Cie).
162 metros de elegância impulsionada pelo vento
Construído ao longo de dois anos para a companhia Star Clippers, com sede em Mônaco — uma das líderes globais em cruzeiros à vela — o Golden Horizon é o maior veleiro do mundo em operação.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaCom 162 metros de comprimento e 18,5 metros de largura, o navio tem casco de aço, convés de teca e um impressionante peso morto de 2.000 toneladas. A área total de velas chega a 6.347 metros quadrados, o equivalente a mais de um campo de futebol. Uma joia da engenharia naval que une tradição e modernidade sob o impulso do vento.
O Golden Horizon terá cinco decks e poderá navegar até nos polos
O navio impressiona não apenas pelo tamanho, mas pela sofisticação e robustez. Terá cinco decks e capacidade para 450 pessoas: são 150 cabines de luxo para 300 passageiros, além de 74 cabines destinadas a 150 tripulantes.
Apesar de ser um navio exclusivamente movido a vela, conta com dois motores elétricos independentes, usados em situações específicas. O Golden Horizon segue os padrões da classe de gelo e cruza todos os oceanos, inclusive o Ártico e o Oceano Austral, enfrentando até as condições mais extremas.