Lugares que podem ser tragados pelo mar, conheça os 10 mais ameaçados.
Lugares que podem ser tragados pelo mar, do Mar Sem Fim para o debiloide-mor, Donald Trump: de acordo com uma pesquisa feita pela ONG Co+Life, baseada no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, os 10 lugares do mundo que podem ser engolidos pelo mar em consequência do aquecimento global são:
1- Maldivas:
Pelo menos 80% do arquipélago localizado no oceano Índico está a apenas um metro acima do nível do mar. Levantamento da Co+Life diz que uma elevação brusca das águas poderia varrer do mapa esse paraíso de praias de areia branca. Temendo o pior, o governo estuda comprar um novo território para o seu povo.
2- Delta do rio Mississippi, EUA, prefeito de New Orleans é contra o pateta- mor
O delta do Mississippi, nos Estados Unidos, cobre uma área de 75 mil km² onde vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas. É na cidade de Nova Orleans que se concentra a maior parte da população. A propósito, o prefeito, Mitch Landrieu, declarou logo depois do debiloide-mor ter retirado os USA do Acordo de Paris:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPO aumento do nível dos oceanos provocado pelas mudanças climáticas podem destruir Nova Orleans e outras cidades costeiras
3- Veneza, Itália:
Com cerca de 270 mil habitantes, e mais de 60 mil turistas por dia, Veneza carrega a fama de cidade submersa. Pesquisadores da Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia, dizem que a cidade afunda a uma taxa de 2 milímetros por ano.
PUBLICIDADE
4- Tuvalu:
O pequeno conjunto de nove ilhas localizado no oceano pacífico, entre a Austrália e o Havaí, sofre as consequências do aquecimento global. O minúsculo Estado corre o risco de submergir diante do aumento do nível do mar. Nos últimos anos as inundações constantes vêm atrapalhando a produção da agricultura.
Leia também
Conheça o novo navio de carga híbridoBrasil pega fogo, espanta o mundo, e Lula confessa: ‘não estamos preparados’Como anda a discussão sobre geoengenharia na mídia do exterior?5- Roterdã, Holanda:
A localização, ao lado do Mar do Norte, gera uma série de possibilidades para negócios no porto de Rotterdam. Um dos maiores do mundo. Por outro lado, representa uma luta constante contra a água. Aproximadamente um terço do país fica abaixo do nível do mar. Sem uma extensa rede de barragens, diques e dunas, a Holanda seria especialmente propensa a inundações.
6- Rio Nilo:
Na Antiguidade o Delta do Nilo, uma planície com 160 km de comprimento, e 250 km de largura, era onde se localizava o chamado Baixo Egito. A região que mais sofreu a influência do período helênico. É aí que o rio Nilo se divide em vários braços para desaguar no mar Mediterrâneo. Hoje, a região é uma das mais ameaçadas do mundo pelo aumento do nível do mar.
7- Rio Tâmisa, Londres:
A capital britânica também não está a salvo da variação do nível do mar. Ele vem subindo cerca de um milímetro por ano. Preocupada, a firma de arquitetura britânica Baca desenvolveu uma casa anfíbia capaz de resistir às enchentes.
8- Bangkok, Tailândia:
Localizada sobre o delta do rio Chao Phraya, Bangkok está afundando de 1,5 a 5 centímetros por ano. Partes da capital da Tailândia podem ficar totalmente submersas já nas próximas duas décadas.
9- Delta do Mekong:
Densamente povoada, a região do Delta do Mekong uma das mais férteis do Vietnã, pode tornar-se vítima das mudanças climáticas. Um aumento do nível do mar inundaria rapidamente as fazendas de camarões, os vilarejos, e os cultivos agrícolas que garantem trabalho e sustento para os moradores. Segundo as previsões mais pessimistas, até 2100 o mar engolirá 5% do território, 7% das terras agrícolas, e 11% de sua população.
PUBLICIDADE
10- Delta do Ganges, Bangladesh:
Só em Bangladesh, 120 milhões de pessoas vivem no delta do Ganges e estão ameaçadas pela elevação do nível do mar. Bangladesh é um país com poucas elevações acima do nível do mar, com grandes rios em todo seu território situado ao sul da Ásia. Os desastres naturais como inundações, ciclones tropicais, tornados e marés em rios, são normais todos os anos.
Fontes: Reuters, Atitudesustentável, Veja, Times.