Litoral de Trinidad e Tobago ameaçado por derrame de óleo
O litoral do pequeno país insular do Caribe, Trinidad e Tobago, está ameaçado por um maciço derramamento de petróleo. O primeiro-ministro Keith Rowley declarou domingo, 11 de fevereiro, emergência nacional e disse que a situação ainda estava fora de controle. O vazamento de óleo vem de um misterioso navio que emborcou sem antes pedir qualquer ajuda. Até o momento 16 quilômetros de costa e muitos recifes de corais foram atingidos. Rowley disse que o navio pode estar envolvido em negócios “ilícitos”, acrescentando: “Não sabemos a quem pertence. Não temos ideia de onde veio e também não sabemos tudo o que contém”.
O misterioso navio Gulfstream
O Euronews destaca a incerteza sobre a quantidade de óleo derramada e restante no navio submerso. A causa do capotamento e detalhes como chamadas de emergência, tripulação ou proprietário do navio também permanecem incertos.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesTurismo náutico é mal aproveitado no BrasilPor enquanto apenas trabalhos de limpeza
A tragédia que atingiu o país formado por duas ilhas, logo antes do carnaval, ainda não pode ser devidamente avaliada. Só quando pararem o vazamento a dimensão ficará clara. No momento, a população ajuda a retirar o óleo das praias em mutirões.
Segundo o Euronews, vários países não identificados se ofereceram para ajudar, e as discussões sobre esses esforços estão em andamento.
Para saber mais, assista ao vídeo
Água de lastro pode ter contaminado o manguezal da Baixada Santista