❯❯ Acessar versão original

Juan Fernandez, tesouro da costa chilena

Juan Fernandez, tesouro da costa chilena

O arquipélago de origem vulcânica Juan Fernandez (são três ilhas), tesouro da costa chilena, está para o país como a “ilha de Trindade” está para o Brasil. Ambos os arquipélagos são tesouros. O primeiro fica no Pacífico Sul, o segundo, no Atlântico Sul ao largo do do Espírito Santo.

O navegador espanhol Juan Fernandez descobriu o arquipélago Juan Fernandez em 1574. Nos séculos seguintes, piratas europeus provavelmente usaram o local como esconderijo, comum nos mares da época, tanto no Pacífico quanto no Atlântico. Para proteger a área, construíram um forte na Ilha Robinson Crusoé. Mais tarde, a ilha se tornou um presídio, assim como algumas ilhas oceânicas do Brasil.

Juan Fernandez, tesouro da costa chilena

Turistas de todo o mundo podem visitar o local hoje e se encantar com sua história única, beleza e biodiversidade. A maior ilha, que é a capital, tem cerca de 800 habitantes. Eles vivem principalmente da pesca e do turismo. Existem voos regulares de Santiago, mas com poucas frequências semanais. Os visitantes podem se hospedar em algumas pousadas e hotéis simples.

Mas o turista que para lá se dirige não vai atrás de luxo e sofisticação, mas beleza ímpar do parque marinho, além da flora e fauna da ilha.

Parque criado em 2018 por Michele Bachelet

Duas semanas antes de entregar o poder a Sebastián Pisera, Bachelet assinou a criação do Parque Nacional San Martín Fernández Mar e das Ilhas Diego Ramírez-Paso Drake. No total, há 262.000 km2 de parque marinho e uma área marinha multiuso de 24.000 km2, maior do que o Equador, e além dos 720.000 km2 protegidos na Ilha de Páscoa.

PUBLICIDADE

Assim, a área marinha protegida do Chile aumentou dez vezes. Durante os quatro anos do governo Bachelet, essa área passou de 4,3% para 42,4% do mar chileno. Esse governo deixou um grande legado de conservação.

Através deste vídeo espetacular a ONG Oceana mostra como procura proteger os ecossistemas marinhos no arquipélago Juan Fernandez, localizado a 675 km da costa continental do Chile.

Nas imagens você pode ver a extraordinária diversidade de vida marinha que essas águas abrigam. Foram contados  cerca de 735 espécies diferentes. E altos níveis de endemismo. O mar que banha  Juan Fernandez é um dos 11 sítios insubstituíveis para prioridade de conservação marinha em todo o mundo.

O vídeo inclui depoimentos de pessoas que durante anos trabalharam para preservar os recursos da ilha, o desenvolvimento da pesca artesanal e do turismo de forma sustentável. A Oceana vai apoiá-los nestas questões.

Imagens gravadas pelo renomado cinegrafista  Manu San Felix

As imagens inéditas foram gravadas pelo renomado cinegrafista submarino Manu San Felix, que normalmente trabalha com a National Geographic e participou de uma expedição à ilha em janeiro deste ano.

 A capital do arquipélago, San Juan Batista, fica na Robinson Crusoé, a maior e mais populosa das ilhas.

Também conhecida como Robinson Crusoé

A maior das ilhas é também conhecida como ilha Robinson Crusoé, foi imortalizada no romance de mesmo nome do jornalista inglês Daniel Defoe, em 1719. O autor se inspirou na história do marinheiro escocês Alexander Selkirk que, depois de incitar um motim a bordo de um navio, foi abandonado na ilha de Juan Fernandez durante quatro longos anos.

Assista ao vídeo e saiba mais

Fotos incríveis no mar: conheça as dez mais

Sair da versão mobile