Japão pede medidas contra navio da ONG Sea Shepherd
Japão pediu ao governo holandês medidas concretas contra o navio da organização ambientalista Sea Shepherd, de bandeira holandesa.

Choque de navios
Tóquio – O Japão pediu nesta segunda-feira ao governo holandês medidas concretas contra o navio da organização ambientalista Sea Shepherd. Neste domingo ele chocou-se com um baleeiro japonês no oceano Austral.
Navio “Bob Barker”
O navio “Bob Barker” da organização que combate a caça de baleias, e o baleeiro da frota japonesa “Yushin Maru N°2” sofreram uma colisão. Depois se acusaram mutuamente.
Segundo o Sea Shepherd, o choque foi provocado pelo barco japonês. Ele teria deito isso para impedir que a embarcação ecologista se aproximasse de outro baleeiro nipônico, o “Nisshin Maru”.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaGoverno japonês culpa ONG
Por sua parte, o secretário do governo japonês, Yoshihide Suga, acusou a ONG fundada pelo canadense Paul Watson. Ela seria a responsável pelo incidente. O Japão denunciou o “ato de sabotagem extremamente perigoso”.
Apesar de a caça comercial às baleias estar proibida desde 1986, o Japão continua com a prática dentro de um programa de pesquisa científica chamado Jarpa II.
Nem com todo este estardalhaço o Japão deixe de caçar baleias. País cara de pau?
AFP.