Expedição no Polo Norte, conheça a maior já organizada até hoje
(ilustração de abertura: wikitravels)
A notícia veio da BBC.com, e dá conta da maior expedição no Polo Norte já montada até hoje. Um navio de pesquisa alemão, de 120 metros de comprimento, o Polarstern, vai encalhar e flutuar pelo mar de gelo do Polo Norte. A viagem de 2.500 quilômetros começa em 2019 e deve durar um ano.
Os pesquisadores estão preocupados com o rápido sumiço da camada de gelo sob o Polo Norte. Com a expedição, eles esperam desvendar alguns dos mistérios que cercam a região. Em Janeiro deste ano foi registrada a menor quantidade de gelo no Polo Norte desde que começou a medição por satélite.
A redução do gelo Ártico é maior do que se pode prever
O professor Markus Rex, que coordenará o chamado projeto MOSAiC, declarou:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemColônia de corais de Bali pode ser a maior do mundoErosão no litoral de Sergipe por construções em dunas e restingasPrejuízo ambiental nas festas de fim de anoA redução do gelo do Ártico vem ocorrendo muito mais rapidamente do que os modelos climáticos podem prever, então precisamos de modelos melhores para ter previsões mais precisas para o futuro. Há uma previsão de que em poucas décadas o Ártico não tenha gelo no verão. Esse seria um mundo diferente e precisamos saber disso antecipadamente; precisamos saber se isto vai ou não ocorrer
Expedição no Polo Norte vai custar 63 milhões de euros (R$ 207 mihões)
A expedição será financiada pelo Reino Unido, Rússia, China e Estados Unidos, entre outros, segundo declarou Markus Rex, do Instituto Alfred Wegener. O navio usado na expedição, o Polarstern, é considerado uma enorme plataforma científica e sua lista de tarefas e objetivos faz os esforços anteriores na região parecerem pequenos. Markus Rex listou algumas de suas tarefas:
PUBLICIDADE
Vamos coletar amostras de água, gelo e ar, além de instalar acampamentos no mar gelado próximo ao Polarstern e a até 20-30 quilômetros de distância. E toda a instalação vai ficar à deriva pelo Ártico. Isto vai nos dar novas e fascinantes informações sobre o sistema climático
Expedição no Polo Norte será complexa
A expedição será complexa. Está prevista a construção de uma pista de pouso no gelo para ajudar os cientistas durante a jornada. O navio polar será colocado no gelo marinho em meados de 2019, com a previsão de ser liberado um ano depois. Conheça sua rota prevista:
Saiba mais sobre as mudanças climáticas, o Ártico e a pesca.