Embarcações em 3D, nova realidade da indústria naval
Não pense que é piada. Os arquitetos navais da Robert Allan Ltd, a mais antiga empresa de consultoria naval do Canadá, e a empresa de classificação ABS, concluíram os primeiros planos de construção de embarcações em 3D para um rebocador que será construído pela Signet Maritime. A notícia nos chega através do site gcaptain.com.
Embarcações em 3D, realidade que se aproxima
Desenhado por Robert Allan Ltd., o Advanced Rotortug®, que se destina a escoltar embarcações no Porto de Corpus Christi, em breve receberá seu Certificado de Inspeção da Guarda Costeira dos EUA, a etapa final antes da construção.
O rebocador será construído e operado pela Signet para a classe ABS, tornando-se a primeira embarcação comercial na história dos EUA a ser produzida usando apenas modelos 3D no projeto e construção de todas as estruturas.
Conheça as novidades do processo
Um processo puramente 3D reduz os custos e o investimento de tempo e ajuda a preparar novos vasos para o futuro. Antes deste projeto do Rototug, a ABS concluiu um projeto piloto bem-sucedido com a NASSCO que usou modelos digitais 3D para pesquisas de classe.
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De acordo com o ABS, o 3D Model-Based Class permite que um projetista ou um estaleiro elimine inteiramente os desenhos 2D, economizando até 25% do tempo de projeto. Os modelos 3D são mais fáceis de navegar e também podem reduzir o tempo necessário para treinar os funcionários do estaleiro.
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Mike Fitzpatrick, CEO da Robert Allan Ltd., que foi ouvido pelo gcaptain declarou: “Estamos muito satisfeitos que o ABS tenha tomado a iniciativa de trabalhar conosco em um processo para revisar e aprovar modelos estruturais 3D. Graças à novidade, o tempo desde o estágio de design básico até a fase de projeto de produção é encurtado, permitindo que o estaleiro comece a cortar aço mais cedo.”
O ‘3Dirigo’, o maior objeto sólido impresso em 3D no mundo
O projeto do rebocador não é o primeiro. Em novembro de 2019 o site singularityhub.com mostrava o ‘3Dirigo’, um uma lancha de 25 pés (8,3 m) que estabeleceu novos recordes para o maior objeto sólido impresso em 3D do mundo e o maior barco impresso em 3D.
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Projeto Ocean of Things, o futuro da exploração marinhaInteligência Artificial tem alto custo ambientalCâmara de Vereadores de Ilha Comprida cassa mandato do prefeitoO ‘3Dirigo’ foi impresso em apenas três dias. Dr. Habib Dagher, Diretor Executivo do Centro de Estruturas e Compostos Avançados da University of Maine, disse ao CNBC que um processo típico de desenvolvimento e fabricação para uma embarcação de tamanho semelhante “pode levar meses ou até um ano.”
É o futuro chegando na navegação. Agora só temos que torcer para que a indústria acelere a descarbonização da indústria naval global que, timidamente, começa a avançar.
Assista ao vídeo do ‘3Dirigo’ e saiba mais
Imagem de abertura: gcaptain.com
Fontes: https://gcaptain.com/abs-3d-printed-ships/?subscriber=true&goal=0_f50174ef03-e8f308c63f-170347750&mc_cid=e8f308c63f&mc_eid=0d2c840093; https://singularityhub.com/2019/11/14/this-boat-was-3d-printed-and-bigger-wilder-projects-will-soon-follow/.