Discurso de Sylvia Earle e Prêmio TED
Sylvia Earle é uma das mais conhecidas oceanógrafas do mundo. Há mais de 50 anos mergulha pesquisando as questões do mar. No discurso de agradecimento ela diz que “naquele tempo ninguém imaginava que alguém pudesse fazer mal ao Éden (se referindo ao mar), mas hoje sabemos que estamos perdendo o paraíso”.
Esperança para a humanidade
“90% dos grandes peixes já não existem, assim como 50% dos recifes de corais.” “Eu anseio, e espero, sua ajuda. Ainda há tempo para explorar e proteger o oceano selvagem de forma que ele possa recuperar sua saúde e assim assegurar esperança para a humanidade.”
O início
Sylvia conta um pouco de sua carreira desde que começou a mergulhar, até quando montou empresas para projetar submersíveis capazes de descer as grandes profundezas. Por cinco anos ela liderou a expedição Mares Sustentáveis, para a National Geographic. E pergunta: “Se você acha que os oceanos não são importantes imagine a Terra sem eles….” ” O planeta Marte vem à nossa mente. Sem água não há suporte para a vida”.
Nossa ação nos ecossistemas
“O problema é que nós estamos arrasando com os recursos marinhos mais rápido que o sistema natural consegue recompo-los.” E continua: “Saiba que cada vez que você respira, mesmo sem saber, você está ligado aos oceanos não importa onde esteja, porque a maior parte do oxigênio que respiramos é produzido no mar.”
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneOceanos e temperatura na Terra
“Os oceanos regulam a temperatura no planeta… ainda assim temos a impressão que a Terra é tão resiliente que nossas ações não importam, não causam prejuízos.” E conclui: “Isto pode ter sido uma verdade 10 mil anos atrás, não mais.”
P.S
(Só para vc saber, não está no vídeo: Sylvia Earle, numa prova de consciência e espírito público e, claro, um quê de romantismo, baniu as criaturas marinhas de sua dieta. Além de competente e respeitada a cientista procura ser coerente).
Sylvia Earle e Premio TED: assista, preste atenção. Você pode fazer a diferença.