Turismo de aventura e ecoturismo e turismo sustentável: diferenças
Turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável: com certeza você já ouviu falar desses três tipos de turismo. Mas… você sabe qual a diferença?
Na bagagem, a vontade de estar perto da natureza! Esse é o ponto em comum entre esses três tipos de turismo. Porém, não são todos que envolvem esportes radicais ou aventuras. Abaixo segue uma descrição de cada um deles.
Turismo de aventura
É a modalidade em que o turista protagoniza atividades de aventura (entendidas como “experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafios e que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer e superação”). Exemplo: canoagem, ciclismo, arborismo e mergulho. As práticas podem ocorrer em diversos espaços – natural, construído, urbano, rural- e são de caráter recreativo e não competitivo. Quando há competição, é considerado Turismo de Esportes.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaEcoturismo (ou turismo ecológico)
Segmento que considera viagens a áreas naturais como uma atividade responsável. Ela incentiva a conservação do patrimônio natural e cultural. Promove o bem-estar das populações locais, gerando renda, e a consciência ambiental nos turistas. O ecoturismo pressupõe atividades que promovem a reflexão e a integração entre homem e ambiente.
E no Brasil…
O ecoturismo no Brasil ainda é incipiente para a quantidade de parques nacionais que temos. Não fossem nossos órgãos do meio ambiente um ‘Everest de Burocracia’, nossos desconhecidos e abandonados Parques Nacionais federais marinhos poderiam ser mais conhecidos. O turismo de observação é uma realidade em países civilizados. A atividade gera milhões de dólares em receitas, contribuindo para a manutenção das áreas protegidas, além de centenas de empregos (Saiba mais).
Turismo sustentável
É mais que um segmento do turismo – representa, na verdade, um conceito dentro do qual devem se encaixar todos os “tipos” de turismo. Segundo a Organização Mundial de Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os princípios do Turismo Sustentável são aplicáveis e devem servir de premissa para todos os tipos de turismo em quaisquer destinos. Um turismo que se desenvolve de forma sustentável envolve questões como a gestão dos recursos econômicos, sociais e estéticos, e mantém a diversidade biológica e particularidades culturais.