Turismo de aventura e ecoturismo e turismo sustentável: diferenças
Turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável: com certeza você já ouviu falar desses três tipos de turismo. Mas… você sabe qual a diferença?
Na bagagem, a vontade de estar perto da natureza! Esse é o ponto em comum entre esses três tipos de turismo. Porém, não são todos que envolvem esportes radicais ou aventuras. Abaixo segue uma descrição de cada um deles.
Turismo de aventura
É a modalidade em que o turista protagoniza atividades de aventura (entendidas como “experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafios e que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer e superação”). Exemplo: canoagem, ciclismo, arborismo e mergulho. As práticas podem ocorrer em diversos espaços – natural, construído, urbano, rural- e são de caráter recreativo e não competitivo. Quando há competição, é considerado Turismo de Esportes.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueEcoturismo (ou turismo ecológico)
Segmento que considera viagens a áreas naturais como uma atividade responsável. Ela incentiva a conservação do patrimônio natural e cultural. Promove o bem-estar das populações locais, gerando renda, e a consciência ambiental nos turistas. O ecoturismo pressupõe atividades que promovem a reflexão e a integração entre homem e ambiente.
E no Brasil…
O ecoturismo no Brasil ainda é incipiente para a quantidade de parques nacionais que temos. Não fossem nossos órgãos do meio ambiente um ‘Everest de Burocracia’, nossos desconhecidos e abandonados Parques Nacionais federais marinhos poderiam ser mais conhecidos. O turismo de observação é uma realidade em países civilizados. A atividade gera milhões de dólares em receitas, contribuindo para a manutenção das áreas protegidas, além de centenas de empregos (Saiba mais).
Turismo sustentável
É mais que um segmento do turismo – representa, na verdade, um conceito dentro do qual devem se encaixar todos os “tipos” de turismo. Segundo a Organização Mundial de Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os princípios do Turismo Sustentável são aplicáveis e devem servir de premissa para todos os tipos de turismo em quaisquer destinos. Um turismo que se desenvolve de forma sustentável envolve questões como a gestão dos recursos econômicos, sociais e estéticos, e mantém a diversidade biológica e particularidades culturais.