❯❯ Acessar versão original

Costa Rica fechará zoológicos e libertará todos os animais

Costa Rica fechará zoológicos e já afirmou que vai libertar todos os animais dos cativeiros

Costa Rica fechará zoológicos: muito já se falou sobre isso e o governo da Costa Rica confirmou. O país será o primeiro a adotar a prática de fechar todos os zoológicos e libertar os animais dos cativeiros. Lembrando que a caça esportiva já é proibida em todo território nacional.

Costa Rica fechará zoológicos, imagem de esquilo em árvore
Costa Rica fechará zoológicos

Costa Rica fechará zoológicos

O ministro do Meio Ambiente da Costa Rica, René Castro afirmou: “Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los”.  

O único empecilho para que essa atitude não aconteça imediatamente são alguns contratos com parques e zoológicos que ainda possuem validade por alguns anos.

Costa Rica planeja até 2025 não ter mais nenhum zoológico

Costa Rica planeja até 2025 não ter mais nenhum zoológico em funcionamento. Com o fechamento dos parques, os animais serão libertados e postos na natureza. Os que não se adaptarem ao seu ambiente natural, serão encaminhados para santuários ou reservas.

O país tem uma rica biodiversidade, possuindo 4% de todas as espécies de animais conhecidas no mundo.

Habitat mais natural possível para as espécies mantidas em cativeiro

O movimento conservacionista Treehugger, em sua página na internet, também informa que a nação buscará durante a próxima década o habitat mais natural possível para as espécies mantidas em cativeiro, em qualquer lugar do mundo. A motivação principal para o ato humanitário é “transmitir ao mundo que o país respeita e cuida dos animais selvagens”.

PUBLICIDADE

Ministro costa-riquenho do Meio Ambiente, René Castro afirmou que o país está conseguindo “desmontar as jaulas e reforçar a ideia de interação com a biodiversidade em parques botânicos, de uma maneira natural”.

A decisão da Costa Rica foi corajosa e amplamente comemorada por grupos que defendem a liberdade animal. Principalmente por constituir um importante passo para que mais nações também adotem essa medida.

Mar Sem Fim apóia essa prática e espera que essa consciência mais evoluída sobre a importância da liberdade animal possa se difundir mais e mais pelo mundo.

Golfinhos em cativeiro, você acha justo?

Sair da versão mobile