As praias mais diferentes do mundo, conheça
Quando alguém fala em “praia”, você provavelmente imagina areia branca, ondas, sol e águas claras. Mas o Mar Sem Fim preparou uma seleção com 17 praias que fogem totalmente desse padrão, com cores, luzes e paisagens surpreendentes.
Em muitas delas, o que mais chama atenção são as cores da areia, resultado da erosão provocada pelas ondas sobre pedras, conchas, corais ou até vidro. Entre as raridades estão a praia verde, formada por olivina de antigas erupções vulcânicas, as praias pretas também criadas por restos vulcânicos e as famosas praias rosas de Bermuda, tingidas pelos fragmentos de corais.
Califórnia, EUA
Perto de Fort Bragg, na Califórnia, existe a Praia de Vidro, formada depois que moradores despejaram lixo no local durante anos. As ondas trituraram o material e transformaram a areia em pequenos fragmentos coloridos de vidro. O despejo já foi proibido, mas a areia (de vidro) continua lá.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaMéxico
A Hidden Beach, em Marieta, no México, surgiu depois que o governo usou as ilhas desertas da região como alvo de tiros no início de 1900. Lá as explosões criaram uma praia escondida; no Brasil a Marinha dá tiros em ilhas das mais biodiversas…
PUBLICIDADE
Maldivas
Nas Maldivas, o espetáculo das luzes vem da bioluminescência do fitoplâncton, que brilha quando as ondas o agitam.
Leia também
Cores do Lagamar, um espectro de esperançaSTJ decide: restingas que fixam dunas e mangues são APPsDestruir praias é a missão dos prefeitos de Santa Catarina?Espanha
Na praia de Ribadeo, o mar erodiu as rochas por milhares de anos e esculpiu arcos impressionantes.
Bahamas
A areia rosa dessa praia é pigmentada por restos de corais que sofrem a erosão das ondas.
Saint Martin
Islândia
A areia preta vulcânica nesta praia em Jokulsarlon contrasta lindamente com os pedaços brancos e vidrados de gelo.
PUBLICIDADE
Nova Zelândia
Os pedregulhos nesta praia são bolas de rochas sedimentares que foram esculpidas pela água do mar com os anos de erosão.
Guiana Francesa
Praia verde na Guiana Francesa. A areia verde nesta praia é causada pelo mineral olivina, que é formado por lava vulcânica esfriada pela água do mar.
Havaí
Papakolea Beach. Praia também de areia verde com olivina.
Irlanda
A praia “Calçada dos Gigantes” se formou há 50 a 60 milhões de anos, quando lava basáltica chegou à superfície e, ao resfriar, rachou em blocos que lembram pegadas.
PUBLICIDADE
Havaí
A areia preta em Punaluu é formada pela lava basáltica depois de resfriada pelo mar.
Galápagos
A areia vermelha na praia Rábida foi formada devido à oxidação dos depósitos de lava vulcânica rica em ferro, e pela erosão nos corais da região.
Austrália
Em Shell Beach, na Shark Bay, a água é tão salina que o molusco berbigão se multiplicou sem a presença de predadores naturais. A abundância da espécie cobre a praia com milhões de conchas brancas.
Califórnia, EUA
O roxo da areia é formado pelos depósitos de manganês devido a erosão nas colinas ao redor da praia.
PUBLICIDADE
Islândia
A Islândia é um país com uma grande quantidade de atividade vulcânica, e é por isso que praias pretas são tão comuns lá.
Portugal
Na costa do Algarve, o calcário sofre erosão e dá origem a impressionantes cavernas marinhas como esta.