Chinelos abandonados no mar viram brinquedos
Chinelos abandonados no mar viram brinquedos: fazer arte com as próprias mãos. Na África, chinelos abandonados no mar viram brinquedos e objetos de arte e decoração.
Projeto Ocean Sole
Tentando melhorar a situação de nossos oceanos e ao mesmo tempo gerar uma atividade de criatividade para o povo de Nairóbi, no Quênia, a ambientalista Julie Churchi criou o projeto Ocean Sole.
O grupo dedicado ao projeto recicla chinelos que se encontram espalhados nas praias e nas vias navegáveis do Quênia.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesTurismo náutico é mal aproveitado no BrasilPrograma Mar Sem Lixo, de São Paulo, merece cópiaProdutos únicos e artesanais
Cada produto Oceano Sole é único e artesanal. Desenvolvido para proteger os oceanos e ensinar ao mundo sobre as ameaças do lixo marinho.
PUBLICIDADE
Como um fenômeno bizarro mas muito real, milhares e milhares de chinelos são trazidos para a costa leste africana, criando um desastre ambiental.
Esses chinelos não só estragam a beleza natural das praias e oceanos, como também podem ser engolidos por animais marinhos.
Leia também
Oceans 20, o Brasil agora terá que olhar para o marDia Mundial dos Oceanos: “eles não podem esperar mais”Aumentam as Zonas Mortas nos oceanos, são 700!A equipe Ocean Sole transforma os chinelos descartados em elefantes, girafas, leões, rinocerontes, golfinhos, tubarões, tartarugas e muito mais. Estas obras de arte coloridas trazem uma importante mensagem sobre conservação marinha.
Os chinelos velhos resgatados na costa do Quênia já representam mais de 400 toneladas de lixo que foram tiradas dos Oceanos.
Os chinelos são recolhidos – muitos deles largados em praias e lavados. Depois, as peças são confeccionadas, e se transformam em artesanatos sustentáveis e comerciais.
Veja o vídeo produzido pelo projeto que mostra um pouco do trabalho desses artesãos do mar no Quênia.