Canasvieiras, esgoto e especulação imobiliária andam de mão dadas
Canasvieiras e esgoto: os jornais trouxeram notícias alarmantes sobre a poluição, por esgotos não tratados, numa das praias mais badaladas de Florianópolis: Canasvieiras. Cerca de 400 pessoas foram atendidas com febre, náusea, vômito e diarréia. Infelizmente não é só a praia de Canasvieiras que sofre com o despejo de esgoto não tratado. Os jornais citam outras praias em Santa Catarina com o mesmo problema: as praias dos Ingleses, Ponta das Canas e Cachoeira do Bom Jesus.
Esgoto da Zona Sul, a mais “rica” do Rio de Janeiro, in natura no mar
No Rio de Janeiro um emissário submarino despeja todo o esgoto não tratado da zona Sul a poucos metros da praia de Ipanema, próximo da ilha de Palmas, arquipélago das Cagarras! E é assim no Brasil inteiro.
Não culpe apenas a indústria do petróleo por vazamentos no mar
Nossa tendência é ser tendenciosos…e achar que a culpa é dos outros. No caso de vazamentos de óleo na mar não é bem assim. Estima-se que anualmente cerca de 3.200.000 milhões de litros de óleo são despejados nos oceanos. A exploração de petróleo OFF Shore, e derramamentos de navios tanque correspondem a 8%. A manutenção e limpeza de navios- tanque também são responsáveis por algo em torno de 20%. Partículas de óleo na atmosféra, produzidas por nossos carros, voltam ao mar quando chove, são responsáveis por uma alta parcela da poluição. Finalmente existe a infiltração natural do fundo do mar.
Nossos carros e a poluição dos oceanos
Se você parar para pensar que a população mundial é de 7,4 bilhões de pessoas, que mais da metade delas mora na zona costeira, e que grande parte destes mais de 3 bilhões e meio de pessoas usam automóveis, então você entenderá o tamanho do problema. Nossos carros soltam gases que sobem para a atmosfera. Quando chove estes gases voltam pra terra em forma de gotículas de óleo.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemParque eólico, ‘síndrome das turbinas’, e pesadelo no litoralJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesAgora pense no globo terrestre e olhe a América do Sul
Um dos países mais ricos deste continente é o Brasil. E no Brasil apenas 39% de todo o esgoto produzido recebe algum tipo de tratamento, normalmente o primário, que nem sempre resolve a questão. Mais de cem milhões de brasileiros não tem acesso a esse serviço. Se aqui é assim, imagine nos outros países como a Vanezuela, Colômbia, Argentina, Peru, as Guianas?
A falta de saneamento e a morte de crianças
A consequência deste quadro é tão dramática que a Unicef alerta que 2 mil crianças morrem todos os dias por diarréia. E a causa é a falta de saneamento e tratamento da água.
PUBLICIDADE
O drama dos oceanos
Se você somar a poluição por esgotos não tratados; os agrotóxicos usados na agricultura que, com as chuvas, caem nos rios que deságuam no mar; o aquecimento global que transformou o pH dos oceanos, antes alcalino, agora mais ácido; a sobrepesca; o contínuo desaparecimento de habitats, extirpados para cederem sua área ao crescimento desordenado de milhares de cidades; e ainda um turbilhão de problemas “menores”, então você ficará espantado ao perceber que os oceanos ainda tem vida.
Brasil investe pouco em saneamento
É sabido que o país investe pouco em saneamento. Um tipo de obra que é cara, “e não aparece”. Políticos medíocres, como a vasta maioria dos que temos, preferem construir pontes, estradas, seja o que for que a população possa enxergar. Assim tem sido faz muito tempo
Leia também
Cafeína, analgésicos e cocaína no mar de UbatubaTratado do plástico é bombardeado pela Arábia SauditaA repercussão da retomada da análise da PEC das Praias pelo SenadoEspeculação Imobiliária em Florianópolis
Para piorar a situação de contaminação, Floripa sofre uma fortíssima especulação imobiliária. O pouco que resta do mange, e áreas de dunas, são constantemente ocupados por condomínios criminosos, prédios imensos de alto padrão, hotéis, casas de veraneio, etc. É óbvio que o super adensamento piora a situação.
Espantoso: pessoas ricas, que deveriam ser informadas, dão força à especulação
Para mim o que mais impressiona é ver pessoas classe AAA, ou seja, que podem se informar, comprando estas mansões, condomínios, ou prédios, a maioria construídos em locais proibidos, a custa de propinas aos agentes da lei. Estas pessoas fazem por merecer os problemas apontados em Canasvieiras.
A única saída
Para o Brasil, a única saída, é a classe social mais abastada não ser conivente com a especulação imobiliária, e extirpar da política os incapazes, os demagogos, e os ladrões. Se o dinheiro roubado da Petrobrás fosse aplicado em saneamento básico, a poluição do nosso mar seria infinitamente menor. Que venham outros Sérgios Moros.
Lagoa da Conceição tem presença de coliformes fecais acima do normal