Exploração de petróleo no mar? No mar de Belize, não mais
Ele é um pequeno país que fica nas Caraíbas, localizado na costa nordeste da América Central. Era a antiga Honduras Britânicas, do período colonial. A língua oficial é o inglês, mas o crioulo e o castelhano também são falados. Seus limites são o México, ao Norte; a Leste o Golfo de Honduras; e ao Sul, e Oeste, a Guatemala. Sua aérea total é de 22.996 km2, e a população, apenas 333.000 habitantes. A economia baseia-se na incorporação de empresas offshore, ninguém é perfeito, a pesca, e o turismo de mergulho. Por quê? Porque Belize teve o privilégio de estar localizada ao lado de uma das belezas naturais do planeta: uma secção com 300 km de comprimento da Barreira de Coral Mesoamericana. Para preservar sua riqueza maior, o país acaba de banir a exploração de petróleo no mar territorial.
Barreira de corais mesoamericana, a segunda maior do mundo com 965 quilômetros
Os recifes Mesoamericanos do Caribe são a segunda maior barreira de corais do mundo, circundando quatro países: México, Guatemala, Belize e Honduras. De seus 965 km de extensão, um terço, ou 300 km, ficam na costa de Belize. Este trecho da barreira é responsável pelo sustento de metade dos habitantes do país, precisamente, 190 mil pessoas, que vivem da pesca ou do turismo de observação. Se Belize tem problemas com a pesca, o país tem sorte com a geografia. É em seu mar territorial que fica uma das maiores belezas de todo o Caribe, atração para turistas do mundo inteiro, o famoso Blue Hole, o grande buraco azul no mar de Belize.
O jornal The Guardian anunciou assim a decisão: “Algumas boas notícias para o novo ano: no que foi chamado um enorme passo em frente na proteção dos oceanos e da vida marinha, o governo de Belize anunciou uma legislação ousada para acabar com a atividade de petróleo em todas as suas águas.”
A decisão do primeiro ministro de Belize visa proteger cerca de 1.400 espécies, incluindo tartarugas marinhas, peixes-boi, raias e seis espécies ameaçadas de tubarão.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemOndas gigantes devastam a costa norte do PeruColônia de corais de Bali pode ser a maior do mundoErosão no litoral de Sergipe por construções em dunas e restingasUnesco reconhece os recifes de Belize como patrimônio mundial
Desde 1996 a Unesco declarou uma seção de 190 milhas de comprimento da Barreira Mesoamericana, justamente a parte de Belize, como patrimônio mundial da humanidade.
Belize proíbe exploração de petróleo no mar
O The Guardian diz que “Belize é um dos destinos de mergulho mais emocionantes do mundo: três dos quatro atóis do Caribe são encontrados em suas águas, incluindo o atol do Farol, a localização do famoso Blue Hole (descrito pelo explorador do oceano Jacques Cousteau como um dos 10 melhores mergulhos do mundo), assim como o Glover’s Reef, também um patrimônio mundial.”
PUBLICIDADE
Para preservar suas riquezas, no começo deste ano o primeiro ministro Dean Barrow decretou uma moratória indefinida quanto à exploração mineral em suas águas.
Fontes:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141203_vert_earth_recife_caribe_dg; https://www.theguardian.com/travel/2018/jan/14/belize-bans-oil-activity-to-protect-reef-diving-tourism-belize-barrier-reef.