❯❯ Acessar versão original

Balneário Camboriú, SC, um retrato de nossa ação

Balneário Camboriú, SC, mais uma aberração da costa brasileira, e um retrato de nossa ação

Matéria do site pagina 3 diz que a poluição do mar no balneário Camboriú pode levar o balneário à decadência. Não basta o super adensamento mostrado abaixo, ou a altura da muralha de prédios que acabou com a insolação da praia. Como é possível?

Imagem do balneário Camboriú
Os prédios cresceram tanto que não ha mais insolação na praia. Pode? Imagem, Diorgenes Pandini.

Como sempre, o litoral tem grande carência de serviços de saneamento e coleta de lixo. A matéria do pagina 3 diz que foi feita uma análise da qualidade da água em Camboriu e que…

metade dos pontos monitorados na Praia Central de Balneário se apresentam sempre ou quase sempre poluídos. Em condições adversas, como após as chuvas fortes do final de janeiro (e sempre chove forte em janeiro), nove desses 12 pontos se mostraram impróprios para banho.

Este é mais um motivo que ajuda a compreender por que não se deve fazer o que foi feito no Balneário de Camboriu, sem ao menos investir antes em saneamento básico. Ou isso, ou as pessoas vão se banhar em meio às próprias fezes que são despejadas no mar.

Segue post original:

O Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, com 108 mil habitantes, no litoral norte do estado de Santa Catarina. Ali aconteceu um dos maiores absurdos da costa brasileira. Um super adensamento. Foram erguidos  alguns do prédios mais altos do Brasil. A paisagem foi destruída. Este site não conhece outra praia brasileira com tamanho adensamento. O problema não se reduz a destruição implacável da paisagem, um bem que pertence a todos os brasileiros.

Balneário Comboriú, falta de consciência no Brasil

Se houvesse consciência no Brasil, este absurdo não poderia existir, e merecia tornar-se exemplo. Nossa geração encontrou o planeta com determinada fisionomia. Não temos o direito de destruí-la impiedosamente como temos feito litoral afora. As futuras gerações também têm o direito de conhecerem as belezas naturais do país.

Balneário Camboriú:  problema não se resume apenas à destruição da beleza cênica

Os prédios foram construídos de tal forma perto da linha do mar, e tão altos, que impedem a insolação e a circulação do vento tornando o interior do  balneário uma  fornalha. O que mais impressiona é que o local cresceu em razão de sua beleza natural. Foi isso que atraiu os turistas e despertou a mais intensa especulação que se tem notícia.

Então a beleza foi destruída pelos empreendedores! Como pode um ‘padrão’ destes?

Um apartamento na região pode custar até R$ 3 milhões de reais. E ainda tem gente que paga por este sufoco! A partir do meio- dia não é mais possível encontrar um lugar ao sol.

Foto: Curto e Curioso

Outros problemas provocados pela falta de insolação

O site clicrbs.com.br publicou matéria em fevereiro de 2016 mostrando que, pela falta de insolação, a praia fica coberta de briozoários, pequenos “organismos marinhos que aparecem principalmente no verão e causam mau cheiro quando expostos ao sol”.

De acordo com a matéria, no último verão a companhia de limpeza teve que retirar cerca de 20 caminhões de briozoários todos os dias!

Foto: RBS

A matéria da RBS entrevistou o professor da Univali, Márcio da Silva Tamanaha, que sugeriu um motivo para o surgimento dos briozoários:

Isso é uma resposta ambiental ao problema crônico do saneamento básico

Fontes: http://www.pagina3.com.br/especial/2017/mar/6/1/poluicao-do-mar-tende-a-levar-balneario-camboriu-adecadencia-economica; http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/de-ponto-a-ponto/noticia/2016/02/efeito-da-poluicao-briozoarios-comecam-a-aparecer-na-orla-da-praia-central-de-balneario-camboriu-4971996.html.

Conheça outros absurdos da costa brasileira.

Sair da versão mobile