❯❯ Acessar versão original

Ouro contra a floresta em Madre de Dios, Peru

Ouro contra floresta e poluição marinha: Madre de Deus, Peru

Depois de varrerem a floresta peruana de Madre de Dios com sensores de satélites, raios laser e expedições à região, pesquisadores da Carnegie Institution for Science, dos Estados Unidos, e do Ministério Peruano do Meio Ambiente concluíram que a taxa de desmatamento na região triplicou após 2008, quando a crise econồmica mundial fez crescer a procura global pelo ouro.

Atividade ilegal aumentou cinco vezes entre 1999 e 2012

Os dados publicados esta semana em um artigo no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) indicam também que a área atingida pela atividade ilegal aumentou cinco vezes entre 1999 e 2012.

O Observatório Aerotransportado Carnegie (CAO, em inglês) voa sobre Madre de Dios, no Peru, onde a mineração de outro está devastando e poluindo grandes áreas. Crédito: cortesia Carnegie Airbone Observatory

Greg Asner, engenheiro ambiental da Carnegie Institution e líder do estudo afirmou:

Nossos resultados revelam muito mais danos à floresta do que foi informado anteriormente por governo, organizações não-governamentais ou outros pesquisadores. Ao todo, nós descobrimos que a taxa de perda de floresta pela mineração acelerou de 2.166 hectares por ano, antes de 2008, para 6.145 hectares por ano, após a crise econômica de 2008, que fez disparar o preço do ouro

PUBLICIDADE

O sistema de análise de dados desenvolvido pela Carnegie Instituition, o Carnegie Landsat Analysis System-lite (CLASlite), utilizado no estudo, permite identificar alterações na paisagem em áreas muito pequenas, de 10 metros quadrados.

Mapa mostra áreas ao longo do rio Madre de Dios degradadas

O mapa produzido pelo CLASlite mostra áreas ao longo do rio Madre de Dios degradadas pelo garimpo de outro ilegal, entre 1999 e 2012. Crédito: cortesia equipe CLASlite

O conselheiro sênior do Ministério Peruano do Meio Ambiente, Ernesto Raez Luna, co-autor do estudo, destaca a importância das informações obtidas para guiar as ações do governo.

Nós estamos usando este estudo para alertar os peruanos sobre o impacto terrível da mineração ilegal em um dos mais importantes enclaves da biodiversidade do mundo, um lugar que nós, como nação, protegemos para toda a humanidade. Ninguém deveria comprar um grão deste ouro selvagem. A mineração tem que ser parada.

Desmatamento não é o único dano ambiental

O desmatamento não é o único dano ambiental causado pela mineração ilegal. Ela é responsável também pela poluição dos rios por mercúrio, que atinge a cadeia alimentar, afetando inclusive populações locais. E toda esta carga de poluição  vai parar no mar.

Vandré Fonseca.

Saiba mais sobre poluição marinha até mesmo em fossas abissais!

Sair da versão mobile