Vida marinha na Antártida: atlas mostra a biodiversidade
Vida marinha na Antártida. Esta anêmona do mar da Antártida, com 96 tentáculos vive tanto nas regiões mais próximas à superfície quanto nas profundezas, a mais de 3 km de profundidade.
Vida marinha na Antártida: nove mil espécies
Em cem fotos coloridas e 800 mapas, o atlas registra 9 mil espécies. Elas caracterizam a biodiversidade da vida marinha na Antártida – de micróbios a baleias. O novo atlas contendo um extenso levantamento da vida marinha no Oceano Antártico foi lançado pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica (SCAR, na sigla em inglês).
Atlas é primeiro documento a mapear a vida no oceano desde 1969
O Atlas Biogeográfico do Oceano Antártico é o primeiro a mapear a vida marinha no oceano desde 1969. Neste ano a Sociedade Americana de Geografia publicou uma série de catálogos – Antarctic Map Folio Series – com a ambição de recolher todo o conhecimento que se tinha da Antártida até então.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPO compêndio reúne informações sobre mais de 9 mil espécies. Incluindo pinguins, estrelas-do-mar. E até organismos monocelulares que compõem a biodiversidade do oceano que banha o continente gelado. Claude De Broyer, do Instituto Belga de Ciências Naturais, editor-chefe do trabalho, declarou:
PUBLICIDADE
É a primeira vez que todos os registros da biodiversidade marinha do Oceano Antártico, desde os tempos mais primordiais da exploração do oceano, foram reunidos, analisados e mapeados pela comunidade científica
O material para o novo atlas resulta do trabalho de 147 cientistas de 91 instituições de pesquisa em 22 países. Incluindo o Brasil.
Leia também
Leões marinhos ajudam cientistas a mapear o fundo dos oceanosGeleiras do Alasca perdem 50 mil galões de água por segundoSexo entre pinguins continua a escandalizar até hojeEm cem fotos coloridas e 800 mapas, são registradas 9 mil espécies que caracterizam a biodiversidade da vida marinha na Antártida. Ele inclui de micróbios até baleias.
Os pinguins-de-adélia, que atualmente habitam toda a costa do continente, também estão no livro: o Atlas Biogeográfico do Oceano Antártico. Foto: Alain de Broyer
Fonte: BBC
Se você tem interesse na Antártica, assista o documentário que fizemos, repetido três vezes na Netflix.