Sequestro de navio agora com uso de helicóptero
Navio Galaxy Leader inaugura nova fase de sequestros
Construído em 2002, o navio transportador de veículos Galaxy Leader, de propriedade britânica e operado pelo Japão, navega atualmente sob a bandeira das Bahamas. Militares, usando um helicóptero, sequestraram ilegalmente o navio, que agora se encontra no porto de Hodeidah, no Iêmen.
A Galaxy Maritime Ltd., com sede na Ilha de Man, informou em um comunicado que todas as comunicações com o navio se perderam. De acordo com a CBC, os Houthis divulgaram na segunda-feira, 20/11, imagens de vídeo mostrando homens armados descendo de um helicóptero e apreendendo o navio de carga no sul do Mar Vermelho, um navio que eles identificaram como israelense.
A filmagem, divulgada pelo canal de TV do movimento Houthi, Al Masirah, do Iêmen, surgiu após a apreensão do navio pelo grupo apoiado pelo Irã no sul do Mar Vermelho.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueA Guerra entre Israel e Hamas
O gCaptain reporta que a empresa japonesa de navegação NYK, que fretou o navio, afirma que ele não transportava carga no momento do sequestro. A empresa está empenhada no retorno seguro dos 25 tripulantes a bordo.
PUBLICIDADE
O gCaptain informa ainda que a empresa de navegação japonesa NYK afirma ser o fretador. A empresa diz que o navio não estava carregando nenhuma carga e que está trabalhando no retorno seguro de todos os 25 membros da tripulação a bordo.
Por outro lado, a Bloomberg relata que o proprietário do navio é o empresário israelense Rami Ungar. A mesma fonte acrescenta que os Houthis frequentemente reivindicam ataques no Mar Vermelho e no Golfo de Omã. Eles também realizaram ataques nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita com drones e mísseis, como em 2019, quando afetaram significativamente a produção de petróleo saudita.
Leia também
Conheça o novo navio de carga híbridoConheça o navio de guerra mais antigo do mundo ainda em serviçoMarinha do Brasil quer porta-aviões nuclear até 2040Enquanto isso, o Irã, através do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kanaani, negou envolvimento na apreensão do navio. Kanaani declarou que grupos de resistência no Oriente Médio agem e tomam decisões baseadas em seus próprios interesses.
Finalmente, um porta-voz da Nippon Yusen informou que os tripulantes do navio são da Bulgária, Ucrânia, Romênia, México e Filipinas. O Galaxy Leader havia descarregado sua carga em um porto na Turquia e estava a caminho do terminal de Pipavav, na costa da Índia.
Assista ao sequestro
مشاهد من العملية العسكرية النوعية للقوات البحرية التي تم خلالها السيطرة على السفينة الإسرائيلية يوم أمس في البحر الأحمر. pic.twitter.com/7dGNtbcMos
— العميد يحيى سريع (@army21ye) November 20, 2023