Ancestral de baleia quadrúpede é encontrado
A paleontologia acaba de revelar mais um capítulo da história dos oceanos. Pesquisadores encontraram um ancestral de baleia quadrúpede que viveu há cerca de 43 milhões de anos. O fóssil parcial apareceu no Deserto Ocidental do Egito. A equipe batizou a espécie de Phiomicetus anubis, por causa da semelhança do crânio com o deus egípcio Anúbis, representado com cabeça de chacal.

Ancestral de baleia quadrúpede é encontrado
A descoberta do ancestral da baleia ganhou destaque na imprensa mundial. Cientistas consideram o fóssil essencial para entender como as baleias evoluíram da terra para o mar. Esses mamíferos surgiram a partir de animais com quatro patas e cascos que viveram há cerca de 50 milhões de anos.
“Phiomicetus anubis é uma nova espécie-chave de baleia e uma descoberta crítica para a paleontologia egípcia e africana”, disse Abdullah Gohar, autor principal do estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.
Características do animal
O Phiomicetus anubis pesava cerca de 600 quilos e media três metros. O estudo descreve o animal como um predador de topo. Tinha mandíbulas fortes para capturar presas. Andava em terra firme e também nadava com eficiência.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaSegundo Mohamed Sameh, coautor da pesquisa, as baleias desse período variavam bastante. Algumas lembravam crocodilos semiaquáticos, outras já eram gigantes totalmente marinhas. O esqueleto parcial do Phiomicetus revelou o cetáceo extinto mais primitivo já encontrado na África.
Os fósseis surgiram em rochas do período Eoceno, na Depressão de Fayum, região do Deserto Ocidental que há milhões de anos era coberta pelo mar.
PUBLICIDADE
O fóssil já passou por análises no Centro de Paleontologia de Vertebrados da Universidade de Mansoura, no oeste do Egito. Os estudos continuam no mesmo local.
Mesmo com descobertas recentes, a origem das baleias na África ainda intriga os cientistas. Segundo os pesquisadores, a região pode revelar detalhes cruciais sobre a transição desses animais — de formas anfíbias para baleias totalmente aquáticas.
Leia também
Como a música clássica salvou milhares de belugas no ÁrticoExploração de petróleo ao largo do Amapá: conheça o lado bomEncalhe em massa de orcas na Terra do Fogo preocupaAssista ao vídeo da BBC e saiba mais
Fontes: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-58340807;https://www.independent.co.uk/news/science/ancient-fourlegged-whale-found-in-egypt-named-after-god-of-death-b1909408.html.