Ancestral de baleia quadrúpede é encontrado
A paleontologia avança e nós conhecemos mais o nosso passado. A última novidade em relação aos oceanos foi a recém-descoberta de um ancestral de baleia quadrúpede, que viveu há 43 milhões de anos. Um fóssil parcial da criatura foi descoberto no Deserto Ocidental do Egito e chamado Phiomicetus anubis devido à semelhança de seu crânio com o do antigo deus da morte com cabeça de chacal, Anúbis.
Ancestral de baleia quadrúpede é encontrado
A imprensa mundial destaca a descoberta como ‘fundamental para ajudar os cientistas a entenderem a transição das baleias da terra para o mar’.
As baleias evoluíram de animais de quatro patas, com cascos, que viveram na Terra há 50 milhões de anos. “Phiomicetus anubis é uma nova espécie-chave de baleia e uma descoberta crítica para a paleontologia egípcia e africana”, disse Abdullah Gohar, principal autor de um artigo sobre a descoberta publicado no jornal Proceedings of the Royal Society B.
Características do animal
Pesando cerca de 600 kg e com três metros de comprimento, o Phiomicetus anubis, que teria sido um predador de ponta, tinha mandíbulas fortes para pegar as presas, diz o estudo. E era capaz de andar na terra e nadar na água.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueRuanda, líder global na redução da poluição plásticaPara o coautor do trabalho, Mohamed Sameh, as baleias desse período que até agora eram um grande mistério “variam desde as baleias semiaquáticas semelhantes a crocodilos até baleias gigantes totalmente aquáticas”. Seu esqueleto parcial revelou-a como o cetáceo extinto mais primitivo conhecido da África.
Os restos foram desenterrados das rochas do Eoceno na Depressão Fayum no Deserto Ocidental, que já foi coberto pelo mar.
PUBLICIDADE
O fóssil já foi submetido a estudos no Centro de Paleontologia de Vertebrados da Universidade Mansoura, no oeste do Egito, onde continuará a ser pesquisado.
Apesar das recentes descobertas de fósseis, o quadro geral da evolução inicial das baleias na África permanece um mistério, disseram os pesquisadores. O trabalho na região tinha o potencial de revelar novos detalhes sobre a transição evolutiva de baleias anfíbias para baleias totalmente aquáticas.
Leia também
Câmara de Vereadores de Ilha Comprida cassa mandato do prefeitoBaleia enredada em lixo pede ajuda a mergulhadores, vídeo emocionanteQuerida Luana Piovani, o litoral agradece a polêmica com NeymarAssista ao vídeo da BBC e saiba mais
Imagem de abertura:
Fontes: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-58340807;https://www.independent.co.uk/news/science/ancient-fourlegged-whale-found-in-egypt-named-after-god-of-death-b1909408.html.