Temer assina decreto tornando Alcatrazes uma Revis.
Alcatrazes é Revis: o Presidente Temer acaba de assinar o decreto que torna Alcatrazes uma Reserva de Vida Silvestre, Revis. A informação é de profissionais do primeiro escalão do ICMBio. Cumpre-se, assim, a promessa do Ministro Zéquinha Sarney, já comentada neste espaço, quando o novo ministro prometia que voltariam a criar Unidades de Conservação, especialmente no bioma marinho onde somos extremamente vulneráveis. Apenas 1,5% da zona costeira, e mar territorial, estão protegidos até este momento através de UCs.
Alcatrazes é Revis: notícia absolutamente em primeira mão!
O site Mar Sem Fim fica profundamente honrado de por ser o primeiro a informar a novidade. Acabei de dar uma olhada no Google, e verifico que persiste a situação: não há nenhuma notícia da novidade sobre Alcatrazes.
Aplaudimos a Revis Alcatrazes, e começamos a batalha pelo Parque Nacional Marinho de Alcatrazes
Como ambientalistas, e defensores de Alcatrazes, festejamos. Finalmente atingimos parte de nosso objetivo. Alcatrazes agora está protegido, e aberto ao público, o que é o mais importante. O próximo passo é iniciar, com calma, o movimento pela recategorização da unidade. De Reserva de Vida Silvestre, para Parque Nacional Marinho.
Alcatrazes espera ter paz desde o século 16
O arquipélago entrou para a história em 1530, durante a quarta viagem oficial portuguesa ao Brasil (1530- 1532). Era dirigida por Martim Afonso de Souza, cujo irmão, Pero Lopes de Souza, deixou um legado raro: o Diário de Navegação, de sua autoria.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroCada manobra, ou parada; cada acidente, ou avistagem; tudo foi registrado no Diário. E ele sobreviveu à navegação, ao terremoto de Lisboa, ao tempo, e chegou até nós.
Como a narração de Pero Lopes de Souza colocou Alcatrazes na história
…e ao meio dia fomos dar com uma ilha.Quando a vimos éramos tão perto dela, que quase demos com os gurupezes nas pedras. A cerração era tão forte não havia diferença entre o dia e a noite…
PUBLICIDADE
Pero Lopes logo percebeu uma das riquezas de Alcatrazes: a incrível avifauna…iniciando o período de extração descontrolada, embora naquele tempo nada disso passasse pela cabeça dele.
…mandei lançar o batel fora para ir a ilha matar rabiforcados e alcatrazes, que eram tantos que cobriam a ilha…
E também foi Pero Lopes que iniciou a sina do arquipélago, ateando fogo à ele, na tentativa de sinalizar sua posição, e assim juntar novamente a frota dispersa por uma tempestade.
…tornei à ilha a por lhe fogo…
Se Pero Lopes soubesse o que este ingênuo incêndio causou na história de Alcatrazes, teria escrito um romance. Vale a leitura do Diário de Navegação de Pero Lopes de Souza, 1530- 1532, Typographia Leuzinger, 1927.
Parque Nacional Marinho
Alcatrazes merece ser o primeiro Parque Nacional Marinho do Sudeste. Não há nada que se compare ao arquipélago paulista em todo o litoral brasileiro.
Parabéns à todos da equipe de Zéquinha, em especial ao Secretário de Florestas, o craque José Pedro de Oliveira Costa. O Brasil tem jeito. Só precisa boa vontade, muito trabalho, e um pouco de sensibilidade.